O humor no ensino de línguas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.3.29368

Palabras clave:

Humor, Piada, Ensino de língua espanhola, Teoria da relevância

Resumen

Neste artigo, defendemos que o humor, especificamente em piadas, facilita o ensino da língua espanhola para estudantes brasileiros. Para tanto, apresentamos argumentos em favor da importância da utilização do humor para o ensino e a aprendizagem; mostramos como a teoria da relevância (SPERBER; WILSON, 1986, 1995) nos auxilia a compreender como as pessoas compreendem piadas; argumentamos que o docente deve prever possíveis traduções feitas pelos alunos para utilizar piadas em sala de aula apropriadamente; e, por fim, analisamos três piadas baseando-nos na classificação de Yus (2010). Concluímos que piadas transferíveis têm mais chances de serem compreendidas pelos estudantes, quando comparadas com piadas substituíveis e desafiadoras.

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Publicado

2017-12-07

Cómo citar

Andrade, L. M., & Rauen, F. J. (2017). O humor no ensino de línguas. Letras De Hoje, 52(3), 351–360. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.3.29368