Grammatical and Communicative Competences as one: a study on symbouletic modality
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.3.29361Palabras clave:
Semântica, Modalidade simboulética, Pragmática, Significado proceduralResumen
***Competências gramatical e comunicativa integradas: um estudo da modalidade simboulética***
O presente artigo busca a conscientizar sobre a importância de uma abordagem integrada de semântica e pragmática no ensino, especialmente a respeito da competência linguístico-comunicativa na sala de aula de língua adicional. Para dar suporte a isto, discutimos a modalidade simboulética, um fenômeno da linguagem natural que ocorre precisamente na interface entre forma e uso. Primeiramente, discutimos o arcabouço teórico de Kratzer (1981, 1991, 2012) para a modalidade em linguagem natural, além da proposta de Yanovich (2013a, 2013b) para a modalidade simbulética. Depois, discutimos as ferramentas da pragmática cognitiva para analisar o processamento da linguagem, especialmente em relação ao significado procedural e conceitual, baseados na Teoria da Relevância, de Sperber e Wilson (1995). Finalmente, via esta ilustração, reforçamos nosso argumento original, esperando construir uma ponte que diminua a distância que por vezes é encontrada entre a pesquisa em linguística e a pedagogia de língua adicional.
Descargas
Citas
BLAKEMORE, Diane. Semantic Constraints on Relevance. Oxford: Blackwell, 1987.
BLAKEMORE, Diane. Relevance and linguistic meaning: The semantics and pragmatics of discourse markers. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
BACH, Kent. Impliciture vs. explicature: What's the difference? Paper delivered at Workshop on Explicit Communication. Granada, 2006.
CARSTON, Robyn. Metaphor, ad hoc concepts and word meaning – more questions than answers. UCL working papers in linguistics, v. 14, p. 83-105, 2002.
CARSTON, Robyn. Lexical pragmatics, ad hoc concepts and metaphor: from a relevance theory perspective. Italian Journal of Linguistics, v. 22, n. 1, p. 153-180, 2010.
GIBBS, Raymond; TENDHAL, Markus. Cognitive Effort and Effects in Metaphor Comprehension: Relevance Theory and Psycholinguistics. Mind & Language, v. 21, n. 3, p. 379-403, 2006.
KRATZER, Angelika. The Notional Category of Modality. In: EIKMEYER, H. J.; RIESER, H. (Org.). Words, Worlds and Contexts. Berlin and New York: de Gruyter. 1981. p. 38-74.
KRATZER, Angelika. Modality. In: STECHOW, Arnim Von; WUNDERLICH, Dieter. Semantik/Semantics: An International Handbook of Contemporary Research. Berlin: de Gruyter Mouton, 1991. p. 639-650.
KRATZER, Angelika. Modals and Conditionals: New and Revised Perspectives. New York: Oxford University Press, 2012. Vol. 36.
LEVINSON, Stephen C. Presumptive Meanings: the theory of generalized conversational implicature. Cambridge: MIT Press, 2000.
MONAWAR, Monica; STREY, Claudia. The interference of prosody in interpretation of symbouletic modality: a study of Brazilian Portuguese. In: Buja , Elena; Mada , Stanca. Structure, use, and meaning in intercultural settings. Braşov: Editora Universitatii Transilvania, 2015. p. 169-180.
MONAWAR, Monica. The imperfective as symbouletic marking in Brazilian Portuguese modals. (In prep.).
OLIVEIRA, Roberta Pires de; SCARDUELLI, Jaqueline Alves. Explicando as diferenças semânticas entre TER QUE e DEVER: uma proposta em semântica de mundos possíveis. Alfa, São Paulo, v. 52, n. 1, p. 215-234, 2008.
PESSOTTO, Ana Lúcia. Força e evidência: uma análise teórico-experimental da semântica de 'pode', 'deve' e 'tem que'. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
RECANATI, François. Literal Meaning. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevance: Communication and Cognition. 2. ed. Cambridge: Blackwell Publishing, 1995 (1986).
FINTEL, Kai Von; IATRIDOU, Sabine. How to Say Ought in Foreign: The Composition of Weak Necessity Modals. In: GUERÓN, Jacqueline; LECARME, Jacqueline (Ed.). Time and Modality. New York: Springer, 2008. p. 115-141.
WHARTON, Tim. Pragmatics and Non-Verbal Communication. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
WHARTON, Tim. That bloody so-and-so has retired: expressives revisited. Lingua, v. 175-176, 2015.
WILSON, Deirdre; SPERBER, Dan. Relevance Theory. Linguistics, Psychology/Psycholinguistics, v. 26, 2014.
WILSON, Deirdre; SPERBER, Dan. Linguistic form and relevance.
Lingua, v. 90, n. 1, p. 1-25, 1993.
WILSON, Deirdre; CARSTON, Robyn. A unitary approach to lexical pragmatics: relevance, inference and ad hoc concepts. In: BURTON-ROBERTS, Noel (Ed.). Pragmatics (Basingstoke: Palgrave Mauage), v. 21, n. 3, p. 379-403, 2006.
YANOVICH, Igor. Four pieces for modality, context and usage. PhD dissertation – Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, 2013.
YANOVICH, Igor. On advice modality. Los Angeles: UCLA, 2013b.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Letras de Hoje implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letras de Hoje como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.