Capacidade de memória de trabalho e atenção à forma e significado em leitura de inglês como língua estrangeira

Autores/as

  • Cyntia Bailer UFSC
  • Lêda Maria Braga Tomitch UFSC
  • Raquel Carolina Souza Ferraz D'Ely UFSC

Palabras clave:

Memória de trabalho, Atenção à forma e significado, Leitura

Resumen

Este artigo reporta um estudo de mestrado que teve por objetivo investigar, em uma população de estudantes de ensino médio de inglês como língua estrangeira, a relação entre diferenças individuais na capacidade de memória de trabalho (CMT) e a atenção desses aprendizes à forma e significado em leitura. Sessenta e um participantes foram submetidos a cinco sessões de coleta de dados que compreenderam dois testes de memória de trabalho, três questionários retrospectivos, uma atividade usada para avaliar atenção à forma e significado, outro questionário e uma sessão de feedback. Os dados revelaram, em termos gerais, que a atenção à forma e ao significado em leitura em L2 é afetada pelas diferenças individuais na CMT, já que essas diferenças parecem determinar o desempenho eficiente na atividade de prestar atenção à forma e ao significado durante a leitura de uma população de estudantes de ensino médio de inglês como língua estrangeira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cyntia Bailer, UFSC

Concluí meu mestrado em 2011 em Língua Inglesa e Literatura Correspondente no Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente sou aluna de Doutorado em Linguística Aplicada no mesmo programa. Tenho experiência no ensino de inglês a todos os níveis em escolas regulares e escolas de idiomas, bem como em tradução e revisão textual. Como pesquisadora, tenho interesse na área de aquisição de segunda língua, com foco nos aspectos cognitivos envolvidos no processamento de linguagem e compreensão, particularmente na área de leitura e implementação dos processos de leitura no cérebro.

Lêda Maria Braga Tomitch, UFSC

Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) (1988) e doutorado em Letras (Linguística Aplicada) (1995), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou pós-doutoramento na área de psicologia cognitiva, no Center for Cognitive Brain Imaging, na Carnegie Mellon University, nos EUA. Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Santa Catarina. Seus interesses de pesquisa incluem os seguintes temas: relação entre a capacidade da memória de trabalho e a compreensão e produção escritas; a implementação dos processos componenciais da leitura no cérebro humano; e o ensino da leitura.

Raquel Carolina Souza Ferraz D'Ely, UFSC

Possui graduação em Licenciatura em Letras/Inglês (1979), Mestrado em Letras Inglês e Literatura Correspondente (1983), e Doutorado em Inglês e Linguística Aplicada (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É professora adjunta dessa instituição desde março de 2010, atuando nos cursos de graduação e pós graduação em Letras-Inglês e Letras - Secretariado Executivo em Inglês, junto ao Departamento de Língua e Literaturas Estrangeiras (DLLE). Também foi bolsista Recém-Doutor da CAPES (ProDoc) nessa mesma instituição, no período de janeiro de 2008 a maio de 2009. Atuou como presidente da APLISC (Associação dos Professores Língua Inglesa de Santa Catarina) no ano de 2008, e como vice-presidente no ano de 2007. Possui também experiência no ensino a distância, tendo atuado no período de 2008 à 2009 como tutora e 2010 até o presente momento como professora. Também faz a coordenação pedagógica da equipe de tutores do curso de Espanhol na modalidade a distância. Foi colaboradora do PECPISC (Programa de Formação Continuada de Professores de Santa Catarina), e tem se engajado em ações pedagógicas na área de formação de professores de língua estrangeira desde 2002, no momento atuando em um curso de formação continuada a distância em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Letras e Lingüística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de L2, produção oral em L2, tarefas e processos metacognitivos no desempenho oral em L2, formação de professores e ensino na modalidade a distancia.

Publicado

2013-04-11

Cómo citar

Bailer, C., Tomitch, L. M. B., & D’Ely, R. C. S. F. (2013). Capacidade de memória de trabalho e atenção à forma e significado em leitura de inglês como língua estrangeira. Letras De Hoje, 48(1), 139–147. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/11944