Comparando a eficiência de estratégias de estudo na compreensão, retenção e aprendizagem a partir de textos em Inglês (L2)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2022.1.41961Palavras-chave:
Estratégias de estudo, Compreensão, Retenção, Aprendizagem, Leitura em L2Resumo
Esse estudo comparou o uso das estratégias de estudo reler, realçar texto e fazer anotações nos níveis de compreensão, retenção e aprendizagem de textos em L2. Dezenove estudantes de inglês (L2) participaram do estudo. Na fase 1, eles estudaram três textos expositivos em inglês, cada um com o apoio de uma estratégia diferente. Após a leitura, responderam uma tarefa de recordação imediata (free recall) e questões de verdadeiro/falso. A fase 2 ocorreu uma semana depois e consistiu na tarefa de recordação tardia (delayed recall) e uma tarefa de escrita crítica. Antes da coleta de dados, os participantes receberam instrução em estratégias de estudo para assegurar que conheciam as estratégias a serem utilizadas. Os resultados das tarefas de recordação imediata apontaram para a releitura como uma estratégia eficiente para a compreensão; realçar texto esteve relacionado a escores altos nas questões de verdadeiro/falso. Com relação à retenção, bom desempenho na recordação tardia esteve associado às condições de realçar texto e fazer anotações. Sendo assim, os efeitos da releitura não se mantiveram nos testes tardios, evidenciando a ineficácia dessa estratégia para retenção comparada a realçar texto e fazer anotações. Os resultados da tarefa de escrita crítica demonstraram que essa tarefa promoveu a geração de inferências elaborativas, apesar do baixo número de referências explícitas aos textos.
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