Mundo velho sem porteira: Viagens de Garrett e Verissimo na terra portuguesa
Palabras clave:
Viagens, Memorialismo, FicçãoResumen
Este estudo aproxima dois textos que articulam relações com a temática de viagem nas terras portuguesas: a obra literária de Almeida Garrett, Viagens na minha terra, e o fragmento do livro Solo de clarineta II: memórias- “Mundo velho sem porteira!” de Erico Verissimo. Por apresentarem hibridismo de gêneros, ambos os textos apresentam em suas constituições várias possibilidades de investigação. Propõe-se um estudo analítico dos aspectos políticos, geográficos, históricos, antropológicos e literários que se encontram relacionadas às produções dos autores. Este enfoque analítico considera a diferenciação elementar dos usos da memória, na consideração da rememoração como artifício para a produção literária e da memória como reconstituição. Por transitar em discurso predominantemente ficcional, Garrett, em vários momentos, comunica indiretamente ao leitor, através dos personagens, tanto suas emoções quanto a situação de Portugal. Já Erico Verissimo realiza uma reconstrução psíquica de seu passado, transmitindo de maneira direta ao leitor seu ponto de vista sobre os lugares, pessoas e sentimentos, num processo de evocação do real. Assim, o memorialista brasileiro e o romancista português tratam de maneira subjetiva as diferentes percepções dos elementos antropológicos, geográficos, literários, históricos e políticos contemplados em seus mundos narrativos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Letras de Hoje implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letras de Hoje como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.