A enunciação do discurso antirracista na literatura infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2024.1.46325

Palavras-chave:

Discurso antirracista, Literatura infantil, Cenas de enunciação

Resumo

O discurso antirracista enunciado nas práticas literárias destinadas ao público infantil é parte das lutas dos movimentos negros por liberdade, igualdade e direitos. É objetivo deste artigo compreender a constituição de regularidades nas cenografias que configuram tais práticas, fundantes das condições de enunciabilidade de combate ao racismo. Perseguindo esse propósito, abordamos o texto literário pela perspectiva da discursividade, entendendo que o texto é resultante das dinâmicas da vida em sociedade, bem como interfere nos processos de consolidação e transformação dessas mesmas dinâmicas. Faremos isso mobilizando os conceitos de “prática discursiva” e “cena de enunciação”, postulados por Maingueneau (2001, 2004, 2005, 2008, 2012, 2015). Também mobilizamos os conceitos de “colonialidade” e “decolonialidade”, postulados por Bernardino-Costa e Grosfoguel (2016), Maldonado-Torres (2007), Torquato e Kondo (2020), Walsh (2009). Gosto de África: histórias de lá e daqui (Santos, 2005) e Amoras (Emicida, 2018) são as obras literárias selecionadas para indiciar traços de um discurso antirracista em constituição nas práticas literárias destinadas ao público infantil: (i) a articulação entre o espaço-tempo ficcional e o espaço-tempo histórico; (ii) o enfrentamento do espaço-tempo das relações patriarcais, rompendo com o apagamento e o silenciamento de mulheres negras na história da sociedade brasileira; (iii) o investimento na constituição de um enunciador e de um enunciatário em cuja elaboração da literalidade da obra literária poetizam as referências à negritude. Esses traços nos levam a concluir que a produção de uma literatura infantil alinhada a um posicionamento antirracista é uma ação artística e política que não só representa a luta por liberdade e igualdade: é a própria luta por liberdade e igualdade.

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Biografia do Autor

Andresa Maria Bezerra da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Discente do Curso de Mestrado em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. Bolsista Capes.

Fátima Cristina da Costa Pessoa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Bezerra da Silva, A. M., & da Costa Pessoa, F. C. (2024). A enunciação do discurso antirracista na literatura infantil. Letras De Hoje, 59(1), e46325. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2024.1.46325

Edição

Seção

Dossiê: Texto como tecido da cultura