O enunciado vídeo publicitário “Natal O Boticário” (2021) em cotejo
do campo dos afetos ao discurso neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2024.1.46264Palavras-chave:
Enunciado., Campo dos afetos, Discurso neoliberal, “Natal O Boticário” (2021).Resumo
O presente trabalho tem como proposta analisar o enunciado vídeo publicitário “Natal O Boticário” (2021), publicado no canal da marca O Boticário no YouTube, considerando o cotejo como procedimento metodológico. O enunciado em estudo possui referência intertextual com O Pequeno Príncipe (1943/2009), de Antoine de Saint-Exupéry, e com a música “Hey Jude” (1968), dos Beatles, situando-se no contexto da pandemia de Covid-19. Ao valer-se do campo dos afetos em diálogo com o discurso neoliberal, o enunciado dirige-se ao(à) cliente que vivenciou o distanciamento social, que foi afetado(a) pelo vírus e que perdeu o olfato, com a empresa posicionando-se romanticamente como responsável e preocupada em devolver os cheiros, uma vez que seu projeto de dizer encontra- -se alicerçado em manter o cliente para manter a empresa/marca no mercado.
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Referência do corpus
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