O enunciado vídeo publicitário “Natal O Boticário” (2021) em cotejo

do campo dos afetos ao discurso neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2024.1.46264

Palavras-chave:

Enunciado., Campo dos afetos, Discurso neoliberal, “Natal O Boticário” (2021).

Resumo

O presente trabalho tem como proposta analisar o enunciado vídeo publicitário “Natal O Boticário” (2021), publicado no canal da marca O Boticário no YouTube, considerando o cotejo como procedimento metodológico. O enunciado em estudo possui referência intertextual com O Pequeno Príncipe (1943/2009), de Antoine de Saint-Exupéry, e com a música “Hey Jude” (1968), dos Beatles, situando-se no contexto da pandemia de Covid-19. Ao valer-se do campo dos afetos em diálogo com o discurso neoliberal, o enunciado dirige-se ao(à) cliente que vivenciou o distanciamento social, que foi afetado(a) pelo vírus e que perdeu o olfato, com a empresa posicionando-se romanticamente como responsável e preocupada em devolver os cheiros, uma vez que seu projeto de dizer encontra- -se alicerçado em manter o cliente para manter a empresa/marca no mercado.

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Biografia do Autor

Grenissa Stafuzza, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil.

Docente vinculada ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), onde atua nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Líder do Grupo de Estudos Discursivos (Gedis – CNPq).

Yasmim Vitória da Costa, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), na linha Discurso, Sujeito e Sociedade. Bolsista Capes Processo no 88887.958333/2024-00. Integrante do Grupo de Estudos Discursivos (Gedis – CNPq).

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Referência do corpus

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Publicado

2024-12-04

Como Citar

Stafuzza, G., & da Costa, Y. V. (2024). O enunciado vídeo publicitário “Natal O Boticário” (2021) em cotejo: do campo dos afetos ao discurso neoliberal. Letras De Hoje, 59(1), e46264. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2024.1.46264

Edição

Seção

Dossiê: Texto como tecido da cultura