Guimarães Rosa, paisagens espirituais latino-americanas e “omelete ecumênico”
ayahuasca e transe mediúnico em “Fita verde no cabelo” (1964)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2024.1.45723Palavras-chave:
Omelete Ecumênico, Ayahuasca, Guimarães Rosa, Fita verde no cabeloResumo
O presente exercício de prospecção de possíveis oikos vindouros, assentados na intersecção entre poesia e as assim chamadas “plantas de força”, centra-se na análise do campo lexical da espiritualidade que emerge em Fita verde no cabelo, breve narrativa publicada por Guimarães Rosa em suplemento literário do jornal O Estado de São Paulo, no dia 8 de fevereiro de 1964, sob fatura de inocente versão adulta e transcultural de “Chapeuzinho Vermelho”. Com base na declaração do autor de que o conjunto de sua obra destina-se à preparação de um “omelete ecumênico”, examina-se a hipótese de que essa breve estória coloque em cena o ritual votivo da ayahuasca, preparado enteógeno de origem amazônica que, segundo indica a própria etimologia quéchua do termo, teria o condão de conectar os comungantes com o espírito de seus ancestrais (“aya” significa “espírito” ou “ancestral”, enquanto “huasca” significa “laço” ou “conexão”). Para tanto, prospectamos estudos científicos, depoimentos de xamãs e relatos de caso sobre as comunhões espirituais, nos quais se afirma que a ayahuasca promove a expansão da consciência e o alcance de experiências extáticas de natureza espiritual, do autoconhecimento individual a eventuais registros mediúnicos. Imagens e expressões do relato rosiano são então analisados em cotejo com a liturgia, os credos e os resultados de tal experiência espiritual de matriz ameríndia, a qual transcende a possibilidade de explicação por meio da razão, a “megera cartesiana” de que trata o médico e romancista mineiro.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Fernando. A arqueologia dos fermentados: a etílica história dos Tupi-Guarani. Estudos Avançados. São Paulo, v. 29, n. 83, p. 87-118, jan. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/pt3bsKHrDSqSszYKsJ4P6Zq/?lang=pt#. Acesso em: 6 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142015000100006
ASSMANN, Jan. Moses the Egyptian. The Memory of Egypt in Western Monotheism. Cambridge/London: Harvard University Press, 1997. DOI: https://doi.org/10.4159/9780674020306
ASSMANN, Jan. Religion and cultural memory. Ten studies. Redwood City: Stanford University Press, 2006. DOI: https://doi.org/10.1515/9781503620223
ASSMANN, Jan. The Price of Monotheism. Stanford: Stanford University Press, 2009. DOI: https://doi.org/10.1515/9780804772860
BARBOSA, Everton Almeida; BALDAN, Viviane Lazarini. Fita verde no cabelo (nova velha estória) de Guimarães Rosa: Uma análise a partir da teoria da estética da recepção. Norte@mentos. Sinop, v. 16, n. 42, 2023. Disponível em: https://periodicos2.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10553. Acesso em: 01 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i42.10553
BERQUE, Augustin. A ecúmena: medida terrestre do Homem, medida humana da Terra. In: SERRÃO, Adriana Veríssimo (Org.). Filosofia da paisagem: uma antologia. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2013, p. 187-199.
Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1996.
CAMPOS, Haroldo de. O mundo de Guimarães Rosa. In: CALLADO, Antônio; CÂNDIDO, Antônio; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de, ROCHA, Paulo Mendes da; SANT'ANNA, Sérgio. Depoimentos sobre João Guimarães Rosa e sua obra. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2011, p. 40-69.
CARVALHO, Girlene. Processos dialógicos: um estudo comparativo entre Chapeuzinho Amarelo, Fita Verde no Cabelo e Chapeuzinho Vermelho e uma proposta de escrita de contos. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22180. Acesso em: 15 ago. 2023.
CHRYSSIDES, George. Historical dictionary of new religious movements. Lanham, Toronto and Plymouth: The Scarecrow Press, 2012.
CORTEZ, Mariana. Encontro de sentidos em uma nova velha história: Análise discursiva de Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa. Literatura em Debate. Frederico Westphalen, v. 8, n. 14, p. 110-126., 2015. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1452/1800 Acesso em: 01 set. 2023.
CUSICANQUI, Silvia Rivera. Un mundo Chi´xi es posible. Ensayos desde un presente en crisis. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.
FERREIRA, Débora. Reflexões sobre o enriquecimento do léxico discente. 109 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/6945. Acesso em: 15 ago. 2023.
FITZSIMONS, Andrew. Bashō: the complete Haiku of Matsuo Bashō. Oakland: University of California Press, 2022.
FLUSSER, Vilém. Da navalha de Occam. O Estado de São Paulo. Suplemento Literário. São Paulo, 8 fev.1964, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=098116x&pesq=bosi&pasta=ano%20197&pagfis=2241. Acesso em: 11 set. 2023.
GORDON-BENNETT, Chaviva. The Religious Implications of Shaving in Judaism. Learn religions [online]. Nova Iorque, s.n., 3 mai. 2019. https://www.learnreligions.com/shaving-in-judaism-2076318. Acesso em: 01 set. 2023.
GUERRA, Paula. Com um laço de fita verde amarrado na garganta: Cosmologias e rituais de interação simbólica dos Xukurus-Kariri na contemporaneidade. Paralellus. Recife, v. 11, n. 26, p. 45-76, 2020. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1527/pdf. Acesso em: 01 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n26.p045-076
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa [versão eletrônica]. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
HUPSEL, Rafael. O Cipó, a Folha e o Apuro. Visões e Imagens de uma etnografia da Ayahuasca. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018, 221 f. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-03092018-152106/publico/2018_RafaelHupsel_VCorr.pdf. Acesso em: 11 set. 2023.
HUXLEY, Aldous. As portas da percepção. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2015 [1954].
JESHUA SHAMAN. Los mitos y verdades de la ayahuasca [ONLINE]. Entrevista concedida a Yordi Rosado. Ciudad de México, 15 junio 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MY7eAADnMaQ. Acesso em: 22 jun. 2023.
MACIEL, Josemar; MARINHO, Marcelo. Teotopias poéticas do Brasil profundo: a mistagogia da novilha pitanga em “Sequência”, de João Guimarães Rosa. Teoliterária. Revista de Literaturas e Teologias. São Paulo, v. 11, n. 24, p. 296-324, 2021. Disponível: https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/52970/37993. Acesso em: 01 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v24p296-324
MARINHO, Marcelo. “Meu Amigo”: Inspiração mediúnica e hospitalidade do corpo de baile em “Fatalidade”, de Guimarães Rosa. In: Silva, Gustavo de Castro; Rowland, Clara; Bessa, Leandro (Org.). As Primeiras Estórias de Guimarães Rosa. Brasília: Editora UnB, v. 1, p. 185-200, 2024.
MARINHO, Marcelo; MACIEL, Josemar. O Grande Baile do Corpo Hospitaleiro em João Guimarães Rosa. Revista África e Africanidades. Rio de Janeiro, n. 37, p. 86-106, 2021. Disponível em: https://africaeafricanidades.com.br/documentos/Dossie_Tema-tico_Literaturas_e_Linguagens_ed.37.pdf#page=87 Acesso em: 29 ago. 2023.
MARINHO, Marcelo; OLIVEIRA, Mirian Ribeiro de. Koans, ascese, iluminação e budismo em “A menina de lá”, de Guimarães Rosa: a morte como Passagem, Gesta e Sacramento. Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer. Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. 416-441, 2021. Disponível em: http://seer.unirio.br/revistam/article/view/11077/10733. Acesso em: 01 set. 2023.
MARINHO, Marcelo; SILVA, David Lopes da. “Desenredo”, de João Guimarães Rosa: prosoema, metapoesia, necrológio prévio ou “autobiografia irracional?”. Remate de Males. Campinas, v. 39, n. 2, p. 799-829, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8655681/21734. Acesso em: 01 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v39i2.8655681
MARTINS, Hermínio. Experimentum humanum: civilização tecnológica e condição humana. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
MARTINS, Hermínio. The technocene. Reflections on bodies, minds and markets. London and New York: Anthem Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv8xnfth
MARQUES, Oswaldino. Canto e plumagem das palavras. In: A seta e o alvo: análise estrutural de textos e crítica literária. Rio de Janeiro: MEC/INL, p. 9-128, 1957.
McLEOD, William Hewat. Guru Gobind Singh and the founding of the Khalsa. Britannica [online]. Chicago, s.n., s.d., s.p. Disponível em: https://www.britannica.com/topic/Sikhism/Sects-and-other-groups. Acesso em: 01 set. 2023.
ROBINS, Gay. Hair and the Construction of Identity in Ancient Egypt, c. 1480-1350 B.C. Journal of the American Research Center in Egypt. Alexandria, v. 36, 19, p. 55–69, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.2307/40000202. Acesso em: 31 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.2307/40000202
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.
ROSA, João Guimarães. Tutaméia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
ROSA, João Guimarães. Fita verde no cabelo (nova velha estória). Organização e Edição de Glória Pondé. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992. O Estado de São Paulo. Suplemento Literário. São Paulo, 8 fev.1964, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=098116x&pesq=bosi&pasta=ano%20197&pagfis=2241. Acesso em: 11 set. 2023.
ROSA, João Guimarães. João Guimarães Rosa. Correspondência com seu tradutor alemão Curt Meyer-Clason (1958-1967). Rio de Janeiro: Nova Fronteira / Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
ROSKOSKI, John. Isaac and Samson: sons of the promises. The American Journal of Biblical Theology. Hayesville, n. 17, p. 1-15, 24 abr. 2016. Disponível em: http://www.biblicaltheology.com/Research/RoskoskiJ10.pdf. Acesso em: 25 jul. 2023.
SILVA, Teresinha Zimbrão. Guimarães Rosa: “esta é a minha mística”. Terceira Margem. Rio de Janeiro, v. 19, n. 31, p. 204-218, 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/9697/7534. Acesso em: 01 set. 2023.
SILVA, David Lopes da. Um Rosa cor-de-rosa? Matraga. Rio de Janeiro, v. 27, n. 51, p. 550-568, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/49782. Acesso em: 01 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/matraga.2020.49782
SILVA, Gustavo de Castro; MARINHO, Marcelo. Espiritualidade afro-brasileira em “O recado do morro”, de Guimarães Rosa: imaginário e glossário da umbanda. Macabéa. Crato, v. 10, n. 2, p. 33-53, 2021. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/2796. Acesso em: 01 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i2.2796
SOUZA, Viviani Busko; MARINHO, Marcelo; MACIEL, Josemar de Campos. Imaginário Geobotânico e “omelete ecumênico” em João Guimarães Rosa: para além da paisagem sertaneja, “O recado do [eu] morro”. Revista Cerrados. Brasília, v. 31, n. 60, dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/download/43124/36440. Acesso em: 26 out. 2023.
VELAY-VALLANTIN, Catherine. Le conte mystique du Petit Chaperon rouge : la Bête du Gévaudan et les “inutiles au monde”. Féeries. Grenoble, n. 10, p. 17-42, 2013. Disponível em: https://journals.openedition.org/feeries/pdf/868. Acesso em 01 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.4000/feeries.880
WIENER, James. Ancient Hairstyles of the Greco-Roman World. World History et cetera [online]. s.l., s.n., 9 dez. 2015, s.p. Disponível em: https://etc.worldhistory.org/interviews/ancient-hairstyles-of-the-grecoroman-world/ Acesso: 31 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo Marinho, Josemar de Campos Maciel, Anyie Lorena Cajamarca Torres

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

