Contribuição da Linguística de Corpus para a formação de professores de PLA

sugestões a partir da descrição dos níveis de proficiência avaliados em uma tarefa da Parte Escrita do Celpe-Bras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44904

Palavras-chave:

Exame Celpe-Bras, Linguística de Corpus, Formação de Professores

Resumo

Formar professores de Português como Língua Adicional (PLA) preparados para lidar com os diversos contextos em que a língua portuguesa se faz necessária na sociedade contemporânea implica capacitá-los para utilizar diferentes ferramentas e tecnologias disponíveis a seu favor. A Linguística de Corpus (LC) permite verificar padrões de uso da língua a partir de um conjunto de grandes quantidades de dados empíricos, possibilitando uma descrição refinada de produções de diferentes níveis de proficiência. O Celpe-Bras avalia o uso da língua portuguesa em contextos linguísticos específicos, especialmente na Parte Escrita, que requer a produção de textos de diferentes gêneros, estabelecendo a relação de interlocução proposta (BRASIL, 2020; SCHOFFEN, 2021). Neste artigo, apresentamos, a partir da análise de textos avaliados com diferentes notas em uma tarefa do Celpe-Bras, possibilidades de aplicação didática das ferramentas da LC e implicações para a formação de professores de PLA, evidenciando diferenças e semelhanças no uso de recursos lexicais relacionados à construção do gênero e ao estabelecimento da relação de interlocução, sendo esses recursos mais frequentes e empregados de maneira mais adequada em textos de níveis mais avançados. As análises apresentadas permitem ao professor um maior conhecimento sobre as características dos níveis de proficiência avaliados pelo exame, oportunizando, assim, a elaboração de materiais didáticos e a proposta de reflexões mais efetivas no ensino de preparação ao Celpe-Bras, visto que, quanto mais familiarizado o professor estiver com o exame, mais poderá contribuir na preparação dos alunos (NAGASAWA, 2018). Este artigo colabora, assim, para um melhor conhecimento do exame, e também para a formação de professores mais capacitados para utilizarem estudos de corpus em seu planejamento pedagógico, uma vez que esses estudos indicam aspectos linguísticos que podem levar a uma melhor adequação (con)textual.

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Biografia do Autor

Juliana Schoffen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutora em Linguística Aplicada pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Estudos da Linguagem e licenciada em Letras pela mesma instituição. Professora do Instituto de Letras da UFRGS, em Porto Alegre, RS, Brasil. Membro da Comissão Técnico-Científica do exame Celpe-Bras desde 2008 e idealizadora do Acervo Celpe-Bras. Lidera o grupo de pesquisa AVALIA – Avaliação de Uso da Linguagem.

Luiza Sarmento Divino, PPG Letras/UFRGS

Mestranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (bolsista CAPES) e graduada em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa, Língua Alemã e Literatura da Língua Alemã na mesma instituição. Atuou como professora-bolsista de Português para Estrangeiros no programa Idiomas sem Fronteiras/UFCSPA e como professora no curso de Preparatório Celpe-Bras no Programa de Português para Estrangeiros - UFRGS. Ministra cursos de alemão no Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão (NELE) do Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras da UFRGS e é membro do grupo de pesquisa AVALIA - Avaliação de Uso da Linguagem.

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Schoffen, J., & Divino, L. (2023). Contribuição da Linguística de Corpus para a formação de professores de PLA: sugestões a partir da descrição dos níveis de proficiência avaliados em uma tarefa da Parte Escrita do Celpe-Bras. Letras De Hoje, 58(1), e44904. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44904

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de Português como Língua Adicional (PLA)