A A formação do leitor literário a partir da emancipação para Jacques Rancière e da concepção de sociedade do espetáculo de Guy Debord
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44660Palavras-chave:
Formação do Leitor, Leitura Literária, Sociedade do Espetáculo, EmancipaçãoResumo
Este estudo busca compreender e analisar como a formação do leitor literário ocorre a partir das implicações da sociedade do espetáculo, um conceito de Guy Debord (2003), e da emancipação sob a perspectiva de Jacques Rancière (2019). Ao considerar a importância da leitura literária para a formação dos indivíduos, problematizaram-se algumas situações que poderão ou não contribuir para o desenvolvimento do sujeito leitor. Relacionadas ao conceito de espetáculo, essas situações foram analisadas por meio de pesquisa bibliográfica, qualitativa e reflexiva. Os livros A sociedade do espetáculo, de Debord, e O mestre ignorante, de Rancière, foram a base fundamental para o embasamento teórico, embora outras obras também sejam eventualmente acionadas para complementar análises de pontos específicos. O trabalho aqui realizado revelou que tanto a concepção de “partilha do sensível”, de Jacques Rancière, quanto a de “sociedade do espetáculo”, de Guy Debord, têm grande aplicabilidade para o campo da educação de modo geral e, sobretudo, para a formação do leitor literário especificamente, ainda mais quando se agrega os conceitos de Antonio Candido, que concebe o acesso à literatura como direito humano e não como privilégio de certas classes sociais. O professor emancipado e consciente dos meandros da sociedade do espetáculo colabora para a formação de leitores emancipados.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. A arte de produzir fome. Folha de S.Paulo, São Paulo, 29 out. 2002. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u146.shtml. Acesso em: 16 nov. 2020.
BALDWIN, James. Stranger in the Village. In: BALDWIN, James. Notes of a Native Son. Boston: Beacon Press, 2012.
BRADBURY, Ray. Farenheit 451. Tradução de Cid Knipel. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2018.
CABRAL, Gladir da Silva. A sociedade, o espetáculo e o espectador: uma leitura de Guy Debord à luz de Jacques Rancière. In: CECHINEL, André; MUELLER, Rafael Rodrigo (org.). Formação humana na sociedade do espetáculo. Chapecó, SC: Argos; Criciúma, SC: Ediunesc, 2019. p. 105-144.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 6. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2017. p. 169-191.
CECHINEL, André; MUELLER, Rafael Rodrigo. Tempos espetaculares: a educação como falso negativo. In: CECHINEL, André; MUELLER, Rafael Rodrigo (org.). Formação humana na sociedade do espetáculo. Chapecó, SC: Argos; Criciúma, SC: Ediunesc, 2019. p. 147-172. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2020.824
CECHINEL, André. Literatura, ensino e formação em tempos de teoria (com “T” maiúsculo). 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. São Paulo, SP: Projeto Periferia, 2003. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/debord/1967/11/sociedade.pdf. Acesso em: 22 out. 2022.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao. Acesso em: 4 nov. 2020.
MACHADO, R.C.M.; SILVA, D.V.S. Ensino de literaturas e decolonialidade: por uma educação literária democrática. Gragoatá, Niterói, v. 26, n. 56, p. 1207-1240, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49166. Acesso em: 28 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49166
O SHOW de Truman. Direção de Peter Weir. Los Angeles: Paramount, 1998. (103 min).
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.