Tua mão na minha, de Eloí Bocheco
Fantasia e imaginação no conto contemporâneo de autoria feminina para crianças
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.2.40469Palavras-chave:
Conto contemporâneo para a infância, Fantasia, Imaginação, Eloí Bocheco, Tua mão na minhaResumo
No artigo, investiga-se a fantasia e a imaginação, tomadas como recursos no contexto da criação do conto contemporâneo destinado à criança, por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que permite aproximar considerações teóricas da obra Tua mão na minha, de Eloí Bocheco, autora brasileira, sobretudo catarinense. O percurso delineado para o artigo parte de uma breve consulta a ponderações sobre o conto, o que se faz a partir de Charles Kiefer (2004), em direção às considerações de Vera Teixeira de Aguiar (2001), Nelly Novaes Coelho (2000), Marta Morais da Costa (2006, 2007), Bruno Bettelheim (2007), Diana Lichetenstein Corso e Mario Corso (2006) e Regina Zilberman (2005, 2014), entre outros. Esse arcabouço permite perceber, pela história e pelas características específicas desta narrativa, a importância da fantasia e da imaginação na sua constituição. Em seguida, apresenta-se uma leitura do conto de Bocheco, explorando os aspectos nos quais a fantasia e a imaginação são potencializadas no enredo e nas ações de Dúnia, a protagonista da narrativa. Ao final, das muitas possibilidades e sugestões que o conto em questão inventivamente inaugura e provoca, atesta-se que Tua mão na minha, tecido a partir da memória e, por isso mesmo, capaz de investir tanto nos recursos imaginativos, é narrativa que, no seu enredo, duplifica-se, à medida que lhe é permitido imaginar, e, em uma atividade genuína da infância, mobilizar recursos do mundo interior quando é necessário lidar com situações-limites que se encontram na trajetória/travessia do leitor.
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