Omissão na interpretação consecutiva de português para chinês por aprendentes chineses

Uma análise das unidades de interpretação dos textos jornalísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.3.37614

Palavras-chave:

interpretação consecutiva, interpretação de português para chinês, omissão, unidades de interpretação

Resumo

A omissão na interpretação, enquanto um fenômeno polêmico, tem sido estudada desde os anos 1970. O presente artigo tem como objetivo analisar a omissão do conteúdo observada na interpretação consecutiva de português para chinês dos textos jornalísticos. O estudo baseia-se no corpus composto pelos textos transcritos de interpretação feita por 15 alunos de pós-graduação do curso de português. Para a análise textual, foram classificados cinco tipos de unidades de interpretação com base nas caraterísticas dos textos jornalísticos e unidades de tradução proposta por Gile (2009, 2018). O resultado demonstra que, normalmente, há mais omissão no primeiro e no último segmento de cada notícia e o conteúdo relacionado com o “tempo” é mais possível de ser omitido. Outrossim, existem várias causas de omissão, e o presente trabalho propôs cinco hipóteses para a explicação do fenômeno, analisando os exemplos da interpretação do nosso corpus. Por fim, as análises evidenciam que a omissão, além de poder ser um efeito secundário da sobrecarga cognitiva, pode ainda ser uma estratégia utilizada deliberadamente pelos aprendentes.

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Biografia do Autor

Jiayuan Zhou, Universidade de Macau (UM), Macau, China.

Mestra em Estudos de Tradução pela Universidade de Macau (UM), em Taipa, Macau, China.

Yuqi Sun, Universidade de Macau (UM), Macau, China.

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora da Universidade de Macau (UM), em Taipa, Macau, China.

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Publicado

2020-12-11

Como Citar

Zhou, J., & Sun, Y. (2020). Omissão na interpretação consecutiva de português para chinês por aprendentes chineses: Uma análise das unidades de interpretação dos textos jornalísticos. Letras De Hoje, 55(3), e37614. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.3.37614

Edição

Seção

Seção Livre