A articulação entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: o caso da Residência Pedagógica da Unifesp

Autores

  • Vanessa Dias Moretti Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Palavras-chave:

estágio supervisionado, formação de professores, ensino de matemática, formação continuada, teoria histórico-cultural

Resumo

Este trabalho apresenta e analisa ações articuladas de formação inicial e continuada de professores em três frentes de trabalho: o estágio supervisionado caracterizado como Residência Pedagógica no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática e uma ação de extensão intitulada Oficina Pedagógica de Matemática realizada na escola-campo. Tendo como foco a aprendizagem do professor que ensina Matemática, evidencia-se a atividade colaborativa na formação docente como processo que possibilita a apropriação de novas formas do fazer do professor e, dessa forma, a atribuição de novas qualidades à sua atividade de ensino. Entendida de acordo com os pressupostos da teoria histórico-cultural como o processo de trabalho do professor, ela constituiu-se na necessária articulação entre a teoria e prática possibilitada por ações de formação implementadas em espaço de trabalho coletivo.

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Biografia do Autor

Vanessa Dias Moretti, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Graduada em Matemática pelo IME/USP, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo tem desenvolvido pesquisas em Educação Matemática focando especialmente a formação de professores a partir dos pressupostos teóricos da abordagem da Teoria Histórico-Cultural. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe).

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Publicado

2011-10-06

Como Citar

Moretti, V. D. (2011). A articulação entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: o caso da Residência Pedagógica da Unifesp. Educação, 34(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/7733