A articulação entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: o caso da Residência Pedagógica da Unifesp
Palavras-chave:
estágio supervisionado, formação de professores, ensino de matemática, formação continuada, teoria histórico-culturalResumo
Este trabalho apresenta e analisa ações articuladas de formação inicial e continuada de professores em três frentes de trabalho: o estágio supervisionado caracterizado como Residência Pedagógica no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática e uma ação de extensão intitulada Oficina Pedagógica de Matemática realizada na escola-campo. Tendo como foco a aprendizagem do professor que ensina Matemática, evidencia-se a atividade colaborativa na formação docente como processo que possibilita a apropriação de novas formas do fazer do professor e, dessa forma, a atribuição de novas qualidades à sua atividade de ensino. Entendida de acordo com os pressupostos da teoria histórico-cultural como o processo de trabalho do professor, ela constituiu-se na necessária articulação entre a teoria e prática possibilitada por ações de formação implementadas em espaço de trabalho coletivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.