Ações afirmativas, relações raciais e política de cotas nas universidades: Uma comparação entre os Estados Unidos e o Brasil
Resumo
O debate sobre ação afirmativa é relativamente recente no Brasil e possui características peculiares. O artigo, a partir de um enfoque histórico, compara as sociedades brasileira e norte-americana no que diz respeito a relações raciais e formação da elite. Apresenta os argumentos a favor e contra cotas na seleção para universidades nos dois países. Mostra, também, que o debate sobre cotas raciais está relacionado com a definição de um projeto nacional de sociedade.
Descritores – Políticas de ação afirmativa; cotas raciais; universidade; Estados Unidos e Brasil.
ABSTRACT
The debate about affirmative action in Brazil is relatively new and has its own peculiarities. This article develops a historical approach and compares the North American society with the Brazilian one in aspects as racial relations and affirmative action in higher education. It focuses mainly on the establishment of racial quotas in the selection of university students in both countries. It also shows that the debate on racial quotas is relate to the definition of a national project of society.
Key words – Affirmative action; racial quotas; university; United States and Brazil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.