Desvendando a Prática Pedagógica em História: o professor frente à história e seu ensino

Autores

  • Edwar de Alencar Castelo Branco Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

História, prática pedagógica, paradigmas

Resumo

Este trabalho refl ete sobre a prática pedagógica em história face às transformações ocorridas no âmbito das referências teóricas que informam aquela prática. A realização do trabalho benefi ciou-se de referências conceituais pós-estruturalistas, como Gilles Deleuze e Michel Foucault. A conclusão permitiu ver o ensino de história como uma região em transição problemática: renovam-se as referências conceituais na produção do conhecimento histórico, mas esta renovação não repercute adequadamente sobre o ensino da disciplina. Descritores – História; prática pedagógica; paradigmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edwar de Alencar Castelo Branco, Universidade Federal do Piauí

Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (1989), Especialista em História do Brasil pela PUC-MG (1992) Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997) e Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (02/2004), é Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí, onde, além da docência e da pesquisa universitárias, desempenha as funções de Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) em História. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História. Seus interesses de pesquisa estão voltados para uma ampla indagação sobre as condições de existir da juventude brasileira da segunda metade do século vinte aos dias atuais. Suas publicações se situam principalmente na seguinte ambiência temática: História, Ensino, Literatura, Identidade, Cinema, Música, Juventude e Pós-modernidade.

Downloads

Publicado

2008-11-27

Como Citar

Castelo Branco, E. de A. (2008). Desvendando a Prática Pedagógica em História: o professor frente à história e seu ensino. Educação, 31(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/503

Edição

Seção

Outros Temas