Narratividade e intervenção como estratégia metodológica em pesquisas na escola de Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45712

Palavras-chave:

educação infantil, pesquisas narrativas, protagonismo das crianças, currículo na educação infantil

Resumo

Este artigo apresenta duas pesquisas realizadas em escolas de Educação Infantil que tiveram como principal estratégia metodológica a intervenção no espaço estudado. A primeira pesquisa buscou compreender o conceito de protagonismo das crianças e foi realizada em uma instituição privada na qual a pesquisadora atuou como formadora durante quatorze meses. Os arranjos metodológicos dessa pesquisa foram inspirados na pesquisa narrativa (Clandinin & Connely, 2011), que considera a participação do investigador, sua proximidade com o campo de pesquisa, a partilha de poderes e valores durante o processo de transformação – critérios que atendem ao rigor necessário em uma pesquisa qualitativa. A segunda pesquisa teve como problemática a interpretação da Base Nacional Comum Curricular em ações práticas, evidenciando as possibilidades de articulação entre tal normativa e os pressupostos das pedagogias da infância. Esse estudo de caso teve como principais objetivos identificar e/ou estabelecer princípios para o desenvolvimento de um currículo pautado nos pressupostos das pedagogias da infância e nos direitos de aprendizagem preconizados pela Base Nacional Comum Curricular e produzir conhecimento didático-pedagógico para a produção de um currículo pautado nas experiências e nos direitos de aprendizagem, a partir do trabalho cotidiano como professora referência de um grupo de crianças de 4 e 5 anos. Os resultados obtidos nessas investigações apontam para a importância da realização de estudos que se preocupam com a área da educação, mas essencialmente se comprometem em provocar transformações nos locais de pesquisa que possam promover uma qualidade negociada (Bondioli, 2004) e cujos achados possam reverberar em outras escolas. 

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Biografia do Autor

Queila Almeida Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pedagoga com habilitação em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora substituta no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Erechim. Professora do curso de Especialização em Educação Infantil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Fundadora e coordenadora do Centro de Formação de Professores: Ateliê de Educação Infantil. Assessora pedagógica no Programa A União Faz a Vida do Sicredi-RS.

Sariane da Silva Pecoits, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduada em Pedagogia – Habilitação Anos Iniciais e Formação de Professores – pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Educação Infantil pela UFRGS. Mestre e doutora em Educação pela UFRGS. Professora concursada da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, professora convidada do Curso de Especialização em Educação Infantil da UNISINOS e diretora geral do Instituto Stella Goulart.

Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Alfabetização e Problemas no Desenvolvimento Infantil, mestre em Planejamento da Educação (UFRGS), doutora em Educação pela Universidade de Campinas, pós-doutora em Educação pela Universidade de VIC (Espanha). Professora no PPGEDU na UFRGS. Foi consultora do MEC para as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular. Participa do Movimento Interfóruns de Educação Infantil (MIEIB).

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Almeida Vasconcelos, Q., da Silva Pecoits, S., & Silveira Barbosa, M. C. (2024). Narratividade e intervenção como estratégia metodológica em pesquisas na escola de Educação Infantil. Educação, 47(1), e45712. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45712

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisa em Educação: métodos e perspectivas de pesquisas na Educação Infantil