A política de avaliação da educação básica e a governança em tempos de capitalismo de plataforma

a consolidação de um mercado educacional digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45626

Palavras-chave:

avaliação, educação básica, governança algorítmica, capitalismo de plataforma, mercado educacional digital

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a influência de políticas de avaliação da educação básica para a governança educacional. Para tanto, discute-se a centralidade da gestão, enfatizando o contexto educacional; posteriormente, discorre-se sobre o papel da avaliação para a governança, em um cenário marcado pelo uso de dados, algoritmos, plataformas digitais e, consequentemente, sobre o que Srnicek (2017) denomina capitalismo de plataforma. Em seguida, explicita-se a materialização da influência da avaliação para o avanço da governança educacional. Esta análise é baseada em uma abordagem histórica e sociológica crítica, por isso se recorre, de modo particular, aos estudos de Nick Srnicek (2017) sobre capitalismo de plataforma para fundamentar o entendimento de que a política de avaliação da educação básica brasileira tem contribuído para a efetivação da governança algorítmica, favorecendo o mercado e a sua expansão.

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Biografia do Autor

Raquel Hissae Nagase, Secretaria Municipal de Educação, Sarandi, PR, Brasil.

Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior (GEDUC) e educadora infantil na rede municipal de Sarandi.

Mário Luiz Neves de Azevedo, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Educação pela FE da USP. Professor Titular da Universidade estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/ UEM). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior (GEDUC).

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Nagase, R. H., & Neves de Azevedo, M. L. (2024). A política de avaliação da educação básica e a governança em tempos de capitalismo de plataforma: a consolidação de um mercado educacional digital . Educação, 47(1), e45626. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45626