Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha

Autores

  • Maria Teresa Égler Mantoan Unicamp

Palavras-chave:

Inclusão escolar, inclusão, educação

Resumo

Com a intenção de explorar esse debate sobre inclusão e escolaridade, vamos analisar alguns pontos polêmicos que cercam essa situação de mudança, nos dias atuais, diante de inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial. Mais do que avaliar os argumentos contrários e favoráveis às políticas educacionais inclusivas, abor-darei, entre seus aspectos mais polêmicos, a complexa relação de igualdade e diferenças, que envolve o entendimento, a elaboração de tais políticas e todas as iniciativas visando à transformação das esco-las, para se ajustarem aos princípios inclusivos de educação.
Descritores – Inclusão escolar; inclusão; educação.
ABSTRACT – his paper will focus on the challenge that we are facing at presenting, that is, the right to be equal, and the right to be different at school. The issue is polemical and it is vital to accept an imperative condition: we have the right to be equal when the difference diminishes us, and we have the right to be different when the equalness deprives us of our individual characteristics. The Brazilian educational policy must consider this challenge to improve actions aiming at making our public schools open to diversity.
Key-words – School inclusion; inclusion; education.

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Publicado

2006-09-05

Como Citar

Mantoan, M. T. Égler. (2006). Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha. Educação, 29(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/434

Edição

Seção

Outros Temas