Alunos talentosos: possíveis superdotados não notados
Palavras-chave:
Superdotação, talentoResumo
A superdotação ainda se constitui um enigma para a Ciência e poucos estu-dos investigam esse fenômeno no Brasil. Conseqüentemente, muitos talentos nem mesmo são identificados. Esse estudo objetivou identificar o número de alunos considerados talentosos por seus professores, nas escolas públicas estaduais do ensino fundamental da cidade de Bauru - SP. Foram enviados 1408 questionários para professores de 1408 salas de aulas. Destes, retornaram 958. O resultado mostrou que 41% dos professores consideram ter em suas salas alunos talentosos e a maioria desconhece as necessidades desta população e os programas previstos para desenvolver os talentos.Descritores – Superdotação; talento; altas habilidades.
ABSTRACT – The giftedness is still an enigma for the Science and in Brazil few studies investigate this phenomenon. Consequently, many talents were not even identified. This study aimed to identify the number of students considered talented by their teachers enrolled in elementary public schools in the city of Bauru. It was sent a 1408 questio- naires for teachers from a 1408 classrooms. From this total, 958 returned. The results show that 41% of the teachers considered having talented students. The found categories showed that the teachers ignore the concept of giftedness and the existing programs.
Key-words – Exceptionality; giftedness; talents; high abilities.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.