Profissionalização docente e identidade – a invenção de si
Resumo
O presente artigo trata de pesquisa que aborda, com especial atenção, narrativas e memória como elementos basilares para a construção de histórias de si e do contexto no qual está inserido o sujeito da narração. Na pesquisa intitulada “Profissionalização Docente e Identidade: narrativas na primeira pessoa” eu e o grupo que coordeno, desde 1998, vimos trabalhando com dimensões que dizem respeito à memória, à narrativa, ao conhecimento de si e (re)construção identitária, à natureza tridimensional do tempo da narração, seletividade e reconstrutividade da narrativa, entre outras dimensões. A tese que se defende é a de que a memória do narrador (construtiva/reconstrutiva do significado de experiências singulares) e os instrumentos de análise e interpretação próprios do pesquisador são elementos que se entrelaçam e se complementam para formar uma melhor compreensão das dimensões representativas da realidade estudada, tanto na perspectiva individual do narrador, como na perspectiva social da qual essa individualidade é produto/produtora. Descritores – História de vida; narrativas; investigação-formação.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.