Estudos sobre educação no Ensino Superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.34595

Palavras-chave:

educação, ensino superior, universidade, bibliometria, cientometria

Resumo

O Ensino Superior está crescendo mundialmente e no Brasil. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise bibliométrica dos artigos científicos brasileiros sobre educação no ensino superior. Para isso, foi utilizada a base de dados do Web of Science. Foram verificados diversos indicadores, como a posição do Brasil mundialmente em relação ao número de publicações e de citações, idioma das publicações e colaborações internacionais. Esses dados foram comparados aos de outros países no MERCOSUL e na América Latina. Além disso, as principais instituições e agências de fomento no país foram identificadas. Os resultados mostraram que o Brasil é o principal país na América Latina nessa área e, também, está entre os maiores do mundo. A maior parte das publicações verificadas é em português, feita por universidades públicas (como USP, UFSC e Unesp), patrocinadas por agentes públicos (como CNPq, CAPES e FAPESP). Os maiores parceiros internacionais foram Portugal, Espanha e Estados Unidos. Além disso, foram indicadas sugestões de trabalhos futuros.

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Biografia do Autor

Asaph Armando Jacinto, Faculdade de Tecnologia de Mauá, Mauá, SP, Brazil. Faculdade de Tecnologia de Tatuapé, São Paulo, SP, Brazil.

Professor na FATEC (ZL, Mauá e Tatuapé). Engenheiro de Materiais (UFABC, 2016), recebendo os prêmios do CREA e da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. Também possui graduação em Tecnologia em Polímeros (Faculdade SENAI, 2012), recebendo o Prêmio Lavoisier do Conselho Regional de Química — IV Região, e em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela UFABC. Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior (Unoeste, 2019). É mestre (2016) e doutor (2020) em Nanociências e Materiais Avançados (UFABC).

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

Jacinto, A. A. (2021). Estudos sobre educação no Ensino Superior no Brasil. Educação, 44(2), e34595. https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.34595

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