Estudos Comparados e História da Educação Colonial: Reflexões teóricas e metodológicas sobre a comparação no espaço da língua portuguesa
Resumo
Este trabalho constitui uma reflexão sobre as condições teóricas e metodológicas subjacentes à realização de projectos de investigação em educação, duplamente referidos à história da educação e à educação comparada, num mesmo espaço linguístico. Na primeira parte do texto, estabelece-se uma ligação entre as primeiras etapas da constituição do campo e o interesse renovado pelos estudos comparados na actualidade. É neste duplo registo, temporalmente situado entre os finais do século XIX e as últimas décadas do século XX, que encontramos elementos para um reencontro da comparação com a história cruzamento com implicações fortes para o desenvolvimento de estudos em história da educação colonial. Na segunda parte do texto procura-se uma articulação do trabalho de comparação com os processos educativos que se desenvolvem em diferentes espaços-tempos do universo lusófono. Descritores – Educação comparada; história da educação colonial; lusofonia.Downloads
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Madeira, A. I. C. (2008). Estudos Comparados e História da Educação Colonial: Reflexões teóricas e metodológicas sobre a comparação no espaço da língua portuguesa. Educação, 31(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/2763
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