A educação para o bem: potencial de legitimação da pedagogia geral
Abstract
Este artigo descreve formas tradicionais de uso do “bem” em teorias da educação. A tese histórica tem como objetivo o estabelecimento de um vínculo entre o bem platônico e teorias da alma postas em dúvida pelo sensualismo de Locke. A teoria da aprendizagem de Locke rompe com a concepção de uma localização da idéia do bem no interior da alma e desenvolve uma alternativa pública da educação paternal. A discussão sistemática proposta está associada a essa concepção: o caráter geral da pedagogia é associado com procedimentos públicos da negociação moral, que devem ser pressupostos em todas as tentativas de se vincular educação com o bem. Uma concepção plural de “bem” se origina da constituição política de sociedades públicas, que têm de respeitar teorias educacionais se quiserem sustentar pretensões democráticas. Nesse sentido, o caráter absoluto do bem seria apenas uma autopretensão necessária.
Descritores – Bem; teorias da educação; pluralidade de bens; pedagogia geral.
ABSTRACT
Educational towords the good – legitimization potencials of pedagogical theory
The author describes traditional uses of “the good” in educational theories. It is maintained that, historically, the Piatonic good relates to theories of the soul which were queried by sensualism following John Locke. Locke’S theory of learning dissolves the inner locus of the idea of the good and develops a public alternative to paternal education. This concept is taken up in the systematic discussion: the general in pedagogics is linked with public procedures of moral negotiations which have to be presupposed in all attempts to combine education with the good. A plural conception of the good results front the political constitution of societies, which have to respect educational theories if they claim democratic Standards. In this sense, the absoluteness of the good would be nothing but a necessary self-directed Standard.
Key words – Good; educational theories; plural conception of the good; general pedagogics.
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