Concepções de liberdade na educação Waldorf: um estudo de caso

Authors

  • Doralice Lange de Souza Rocha UFPR

Abstract

Este trabalho discute a concepção de liberdade da educação Waldorf e como esta concepção repercute nas práticas educacionais das escolas Waldorf. Para os educadores Waldorf, a concepção de liberdade vai além de idéias tais como “partici-pação democrática”, “livre expressão” ou “livre agir”. Ela envolve auto-conhecimento, autodisciplina e o desenvolvimento das diferentes dimensões humanas. Paradoxalmente, para promover este tipo de liberdade, o currículo Waldorf é extre-mamente estruturado e seus professores, bastante diretivos. A pesquisa baseia-se em um estudo de caso sobre uma escola Waldorf típica.

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Published

2006-11-21

How to Cite

Rocha, D. L. de S. (2006). Concepções de liberdade na educação Waldorf: um estudo de caso. Educação, 29(3). Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/492

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