Saberes, cuidados e educação na primeira infância

estudo etnográfico em comunidades tradicionais da Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45467

Palavras-chave:

educação, cuidado, infância, saberes, comunidade

Resumo

O trabalho investigativo buscou compreender como as famílias ribeirinhas desenvolvem o processo educacional na infância, com o uso dos saberes tradicionais, por meio da oralidade. O objetivo foi cartografar os saberes nas ações de cuidados na infância junto à família e à comunidade, no sentido de compreender os saberes envolvidos na função dos pais e parentes próximos. A metodologia ancorou-se na abordagem qualitativa com o uso da pesquisa etnográfica, durante dois anos (2021 e 2022), nas regiões ribeirinhas da Amazônia, território das comunidades das águas localizado no estado do Amapá e ilhas do Pará. Os dados foram discutidos por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que os saberes tradicionais estão embricados em todo processo de cuidado com as crianças, principalmente em relação às crianças bem pequenas. Os saberes tradicionais revelam ação de formação humana, por meio de uma educação não formal que possibilita a construção de valores éticos e morais na convivência com os mais antigos nas comunidades ribeirinhas.

 

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Biografia do Autor

Angela do Céu Ubaiara Brito, Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Macapá, Amapá, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS). Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Membro da Rede Samaúma – Rede de Estudos e Pesquisas com e sobre Infâncias e Crianças da Amazônia. Coordenadora do curso de Especialização em Gestão Escolar e Educação do Campo da Universidade do Estado do Amapá. Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP). Professora da Universidade do Estado do Amapá, atua no Colegiado de Pedagogia (UEAP). Coordenadora da Brinquedoteca e do Laboratório Tenda Educativa de Jogos: Brincar e Aprender com a Luz da Universidade do Estado do Amapá.

Ramon de Oliveira Santana, Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Macapá, Amapá, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências – PPGEduC (UnB). Mestrado no Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIMA/UFS. Graduação em Química pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Ensino de Química. Coordenador do Laboratório Pedagógico de Química-UEAP. Professor da Universidade do Estado do Amapá. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades (GP-DES/UNB). Professor voluntário na Escola Família Agroextrativista do Carvão (EFAC).

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

do Céu Ubaiara Brito, A., & de Oliveira Santana, R. (2024). Saberes, cuidados e educação na primeira infância: estudo etnográfico em comunidades tradicionais da Amazônia. Educação, 47(1), e45467. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45467

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisa em Educação: métodos e perspectivas de pesquisas na Educação Infantil