A Produção de Identidades Alfabetizandas Sul-Rio-Grandenses na Intersecção de Influências Européias e Latino-Americanas
Keywords:
Identidades AlfabetizandasAbstract
Neste trabalho, analiso a produtividade de livros destinados à alfabetiza-ção na construção de identidades alfabetizandas ao final do século XIX e nas três primeiras décadas do século XX, no Estado do Rio Grande do Sul, com a instalação da Primeira República no Brasil. Tendo por referência os Estudos Culturais, inicial-mente apresento a Cartilha maternal, cujo método do autor João de Deus foi adotado oficialmente no nosso Estado através de contrafação produzida pela Editora Selbach da obra lusa. Em seguida, apresento o primeiro livro Queres ler?, obra didática adap-tada de obra original uruguaia. Este primeiro livro passou a ser adotado na Instrução Pública ao final da Primeira República. Após, apresento a trajetória da arte da escrita através das discussões e orientações que circulavam à época quanto ao uso da escrita inclinada ou da escrita direita, visibilizando-as nas duas obras didáticas examinadas. Concluo observando que interpretações circulantes à época sobre métodos de ensino da leitura e da escrita e deslocamentos nessas significações podem ser reconhecidos nas obras didáticas examinadas, sendo que tais discursos e as identidades alfabetizan-das que constituem são marcados por uma interpretação moderna da infância, da leitura e da escrita.Descritores – Identidades alfabetizandas; cartilha maternal; primeiro livro Queres ler? Estudos culturais.
ABSTRACT – In this work I analyse the productivity of books aimed at teaching under building learner’s identities at the end of the eighteenth century and in the early three decades of the twentieth century, in the State of Rio Grande do Sul, when the First Republic began in Brazil. With the Cultural Studies as a reference, I first offer the ‘Cartilha maternal’ whose method (JOÃO DE DEUS’S) was officially used in our State by Selbach publishing company’s falsification of the Portuguese work. I offer then the early book ‘Queres ler?’, a didactic work adapted from a Uruguayan work. ‘Queres ler?’ came to be used during the Public Instruction at late First Republic. Subsequently I offer the progress of writing through discussions and orientations about the current use of tilted or plain writing, by making them visible in both didactic works examined. I conclude by noting that current readings of literacy didactics and displacements in these meanings may be perceived in the examined didactic works, and these discourses and the constituted learner’s identities are marked by a modern reading of childhood and literacy.
Descriptors – Learner’s identities; cartilha maternal; first book: Queres ler? Cultural studies.
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