Memória de um sonho – a história de uma nova proposta de formação
Abstract
A finalidade deste trabalho é relatar, em linhas gerais, uma iniciativa pioneira na área da formação de educadores, representada pela proposta curricular do curso de Pedagogia Multimeios e Informática Educativa, criado em 1997, na Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ainda que, em decorrência das peculiares circunstâncias atuais, definidas pelas recentes Diretrizes Curriculares para a Pedagogia (CNE/CP 16/05/2006), este curso esteja, hoje, em processo gradual de extinção, referir sua trajetória de uma década, apontando as características que configuraram esse seu pioneirismo, parece-nos essencial, não só para o entendimento do papel inovador que a FACED/PUCRS tem desempenhado no cenário da formação de educadores riograndenses, ao longo de sua existência, como também para a discussão de alguns dos pontos referenciais que devem subsidiar a reflexão – sempre procedente – acerca das atuais demandas que atingem os profissionais da educação, e das condições hoje necessárias para sua formação inicial e continuada. Descritores – Educação; formação; inovação curricular.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Educação implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Educação as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.