MELO, Lélia Erbolato (Org.). Cognição e linguagem: perspectivas interdisciplinares. Curitiba, PR: CRV, 2011.

Authors

  • Eduardo Calil Universidade Federal de Alagoas

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Eduardo Calil, Universidade Federal de Alagoas

A partir de seu mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1991), Eduardo Calil deu início às investigações sobre as relações sujeito, língua e sentido, com destaque, após o doutoramento em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1995), à questão da autoria e da criação de textos em sala de aula. Atua como professor (adjunto-associado III) no Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística (PPGLL) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), além de ser pesquisador vinculado ao CNPq (nível I-D). Seu trabalho investigativo tem como objeto os processos de escritura e manuscritos escolares, mobilizando conceitos advindos da Genética Textual, da Linguística da Enunciação e da Didática da Escrita, além de desenvolver intenso trabalho de formação de professores e de elaboração de material didático voltado para o ensino de língua portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é lider do Grupo de Pesquisa Escritura, Texto & Criação (ET&C), pesquisador associado ao Institut des Textes & Manuscrits Modernes (ITEM/CNRS) onde cumpriu estágio de pós-doutoramento (2003-2004, apoio CAPES) e coordenador do Laboratório do Manuscrito Escolar (LÂME). Em 2010 concluiu seu segundo estágio de pós-doutoramento (apoio CNPq) no laboratório MODYCO (Nanterre-Paris X) e coordena, a partir de 2011, convênio bilateral com o laboratório EMA (Ecole, Mutations, Apprentissages, EA 4507), Université Cergy-Pontoise (apoio CNPQ).

Published

2013-06-27

How to Cite

Calil, E. (2013). MELO, Lélia Erbolato (Org.). Cognição e linguagem: perspectivas interdisciplinares. Curitiba, PR: CRV, 2011. Educação, 36(2), 275–278. Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/12143