Arte, só na aula de arte?
Palavras-chave:
Arte. Mediação cultural. Territórios de arte & cultura. Educação estética. Vida.Resumo
A pergunta que dá título ao artigo é o mote da conversa que o texto deseja compartilhar. O convite é para percorrer trajetos em encontros com a arte, com a palavra “estética”, com a potencialidade da arte contemporânea, com o “olhar de missão francesa” que teima em considerar a arte como expressão da beleza. No percurso, a proposição da leitura de uma imagem incompleta, tenta provocar idas e voltas conceituais na percepção do próprio ato de leitura oferecida como curadoria educativa na processualidade da mediação cultural. Declanchar, tirar a tranca. Não será esta a tarefa maior da mediação cultural: abrir o que estava travado, libertar o olhar amarrado ao já conhecido para ver além? Não será este o sentido da educação estética? Os territórios de arte de arte & cultura, instigando o pensamento rizomático, não seriam nutrição estética para ir além das obras de arte conhecidas e das biografias dos artistas? Na ampliação de horizontes, cabe ao leitor a resposta: Afinal, arte, só na aula de arte?Downloads
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Como Citar
Martins, M. C. F. D. (2011). Arte, só na aula de arte?. Educação, 34(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/9516
Edição
Seção
Dossiê - Arte, cultura, educação: mutações

