A cultura visual antes da cultura visual

Autores

  • Anna Mae Tavares Bastos Barbosa Instituto Superior de Comunicação Publicitária, Universidade Anhembi Morumbi.

Palavras-chave:

estudos culturais, cultura visual, ensino da arte

Resumo

O artigo analisa as diferentes linhas de cultural visual que operam no ensino da arte no Brasil classificando-as como cultura visual excludente, cultura visual includente e contracultura visual. Discorre sobre teorias e abordagens aos estudos culturais e culturas visuais praticadas no Brasil desde a década de 30 citando com precursores Gilberto Freyre, Cecília Meireles, Aloísio Magalhães, Alcides da Rocha Miranda, a Escolinha de Arte de São Paulo, o Festival de Inverno de Campos do Jordão de 1983, a inter-relação da comunicação e da arte/educação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e a programação de exposições sobre a cultura visual do povo no MAC-USP nas décadas de 80 e 90.

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Biografia do Autor

Anna Mae Tavares Bastos Barbosa, Instituto Superior de Comunicação Publicitária, Universidade Anhembi Morumbi.

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1960), mestrado em Art Education - Southern Connecticut State College (1974) e doutorado em Humanistic Education - Boston University (1978). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade de São Paulo e professora da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte/Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino da Arte e contextos metodológicos, História do Ensino da Arte e do Desenho , Ensino do Design, Administração de Arte, Multiculturalidade, Estudos de Museus de Arte e Estudos Visuais

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Como Citar

Barbosa, A. M. T. B. (2011). A cultura visual antes da cultura visual. Educação, 34(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/9288

Edição

Seção

Dossiê - Arte, cultura, educação: mutações