Abordagem (auto)biográfica – narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos

Autores

  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Margarida da Veiga Simão Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

narrativas (auto)biográficas, autorregulação, portfólios reflexivos

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre narrativas (auto)biográficas registradas nos portfólios reflexivos de estudantes de um curso de formação inicial em Educação Básica (Portugal) e de um curso de Educação Superior em Pedagogia (Brasil). A investigação teve como foco evidenciar o possível elo entre narrativas (auto)biográficas e aprendizagem autorregulada, no processo de formação de professores. O material analisado permitiu visualizar questões que emergiram, relativas às aprendizagens e ao desenvolvimento de competências: o papel dos aprendizes de professor nas aprendizagens; a apropriação dos conteúdos; a consciência dos próprios processos de aprendizagem; o comprometimento com a aprendizagem e o desenvolvimento da tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Pedagogia (1977) e Mestrado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000. Defendeu a dissertação intitulada "Percorrendo os caminhos na construção da sexualidade adolescente: significado do mundo vivido". Fez Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/Universidade de Lisboa. É Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006), tendo defendido tese em 2006, intitulada "Autorregulação da aprendizagem: atuação do pedagogo em espaços não-escolares. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Fundamentos Psicológicos da Educação, da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (PPGE/FaE/UFPel). Faz parte do grupo de pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem.Tem experiência na área de Educação, orienta trabalhos de pesquisa com ênfase na autorregulação da aprendizagem, estratégias pedagógicas e metodológicas de ensino e de aprendizagem e narrativas, (auto)formação de professores. Participa do Grupo de pesquisa Profissionalização Docente e Identidade, com a pesquisa: O sujeito singular-plural - narrativas de vida, identidade, docência e educação continuada do professor, na PUCRS. Atuou como professora na PUCRS. Foi professora e diretora do curso de Pedagogia da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. É pesquisadora do Cnpq, desenvolve na UFPel a pesquisa Docência Compartilhada: autorregulação da aprendizagem no estágio curricular obrigatório no Curso de Pedagogia. As principais publicações e projetos de investigação versam sobre aprendizagem autorregulada, estudo colaborativo, narrativas (auto)formadoras, monitoria e tutoria. Coordena o projeto PIBID, do qual participam 20 bolsistas, tendo como objetivo capacitar os estudantes da Pedagogia para atuarem com profissionalização na docência do ensino público.

Downloads

Como Citar

Frison, L. M. B., & Simão, A. M. da V. (2011). Abordagem (auto)biográfica – narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos. Educação, 34(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/8705

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)