Histórias de vida de jovens egressos de medidas socioeducativas: entre a margem e a superação
Palavras-chave:
jovens, medidas socioeducativas, histórias de vidaResumo
O artigo analisa histórias de vida de jovens egressos do sistema de medidas socioeducativas, estudando-as na sua relação com processos da margem e da superação. Busca problematizar: Quem são esses jovens? Quais suas expectativas em relação à escola? De que modo a escola se relaciona com eles? O que a família representa em suas vidas? Como se dá sua relação com o trabalho precarizado? Que fatores, segundo os jovens, são responsáveis ou não pela reconstrução de suas vidas? O texto sugere, com base nos dados de pesquisa, a necessidade de políticas públicas direcionadas a jovens egressos do sistema de medidas socioeducativas, bem como a importância da sobreposição do enfoque socioeducativo sobre o correcional-repressivo na aplicação das medidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.