Formação <i>com</i> educadores/as e os desafios da práxis da Educação Popular na Universidade
Palavras-chave:
Educação Popular, formação com educadores/as, ecologia de saberes.Resumo
O artigo retoma e contribui para a atualidade do tema da refundamentação da Educação Popular (EP). Analisa o potencial transformador da EP como base da formação inicial de educadores/as e propõe a expressão formação com educadores/as para enfatizar a reciprocidade das aprendizagens que se realizam diante das peculiaridades de um Projeto Pedagógico de Curso fundamentado nesta perspectiva. Põe em diálogo as referências de Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos para enfatizar a validade epistemológica do saber da experiência e propor a ecologia de saberes como uma alternativa à monocultura do saber e do rigor. Aprender a partir da escuta dos educandos é um caminho que se anuncia para a refundamentação da EP e para a sua práxis no contexto da Universidade.Downloads
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Como Citar
Freitas, A. L. S. de, & Machado, M. E. (2010). Formação <i>com</i> educadores/as e os desafios da práxis da Educação Popular na Universidade. Educação, 33(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/7348
Edição
Seção
Conferência