Docência no ensino superior: questões e alternativas

Autores

  • Beatriz Terezinha Daudt Fischer

Palavras-chave:

Docência, ensino superior, formação de professores.

Resumo

Há dois pressupostos aceitos comumente na academia, que se resumem nas seguintes proposições: a universidade é frequentada por adultos e adultos sabem o que querem, portanto, o professor no ensino universitário não precisa preocupar-se com pedagogias; e, para dar aula, o que o professor precisa é simplesmente dominar o conteúdo e ter uma boa comunicação. Diante destas duas afirmações, o artigo apresenta alguns contrapontos, alicerçados em estudos e pesquisas que aportam ideias contemporâneas acerca da dimensão epistemológica inerente aos processos de aprendizagem. São considerados também aspectos de base sociopolítica e cultural que interferem no contexto da sala de aula, bem como são desdobradas algumas alternativas para o cotidiano da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-10

Como Citar

Fischer, B. T. D. (2009). Docência no ensino superior: questões e alternativas. Educação, 32(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/5778

Edição

Seção

Outros Temas