Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professores

Autores

  • José Manuel Moran

Palavras-chave:

Educação a distância, ensino superior, tele-aula, educação online, formação de professores.

Resumo

Existem, basicamente, no Brasil dois grandes modelos de EAD, na formação de professores, com muitas variáveis: No primeiro, aparece mais o professor no seu papel tradicional, onde é visto pelos alunos ao vivo (tele-aula) ou em aula gravada (vídeo-aula). Além das aulas, há leituras e atividades presenciais e virtuais (modelo tele/vídeo-aula). No segundo modelo, o professor não “dá aula”, ele se comunica através de materiais impressos e digitais, escritos de forma dialogada e com tutoria presencial em pólos e/ou virtual, através da Internet. Utiliza alguns vídeos eventualmente, não sistematicamente (modelo WEB). O artigo mostra os avanços havidos na EAD na formação de professores e faz algumas propostas para termos efetivamente uma educação a distância de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-10

Como Citar

Moran, J. M. (2009). Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professores. Educação, 32(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/5775

Edição

Seção

Outros Temas