A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário

Autores

  • Norberto Dallabrida

Palavras-chave:

Reforma Francisco Campos, ensino secundário, modernização.

Resumo

O presente trabalho defende que a chamada “Reforma Francisco Campos” (1931) estabeleceu, em nível nacional, a modernização do ensino secundário brasileiro. Ela imprimiu organicidade ao ensino secundário por meio de várias estratégias escolares, como a seriação do currículo, a freqüência obrigatória dos alunos, a imposição de um detalhado e regular sistema de avaliação discente e a reestruturação do sistema de inspeção federal. Desta forma, a cultura escolar definida pela reforma de 1931 procurava produzir um habitus burguês nos estudantes secundaristas, a partir da educação integral e de práticas de disciplinamento e de autogoverno.

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Como Citar

Dallabrida, N. (2009). A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, 32(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/5520

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