Práticas de ensino e tendências culturais emergentes

Caminhos de reinvenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46364

Palavras-chave:

Ensino, Didática, Design, Reinvenção, Inteligência artificial gerativa

Resumo

Este artigo apresenta um posicionamento para a abordagem das práticas docentes que tem como principal característica a colocação em jogo de tendências culturais no tempo presente, a fim de evitar certos descompassos que trazem, em muitos casos, perda de relevância da educação frente a outras propostas culturais. Primeiro, abrange algumas tendências culturais do século XXI (Castells, 2001; Serres, 2013; Baricco, 2019; Berardi, 2020; Costa, 2021). Em seguida, oferece uma série de fundamentos para abordar a inteligência artificial generativa como uma tendência cultural emergente nas práticas de ensino a partir da abordagem chamada didática ao vivo (Maggio, 2018). Também propõe caminhos de redesenho didático que incluem o trabalho com antecipações, hibridizações, cocriações e avaliações repensadas. O trabalho termina com algumas aberturas que incluem considerações políticas e éticas e um convite à reinvenção das práticas docentes e à construção de saberes didáticos contemporâneos com certo senso de urgência.

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Biografia do Autor

Mariana Maggio, Universidad de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina.

Profesora Titular Regular de Educación y tecnologías en el Departamento de Ciencias de la Educación, investigadora del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación e dirige la Maestría en Tecnología Educativa (UBA).

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

Maggio, M. (2024). Práticas de ensino e tendências culturais emergentes: Caminhos de reinvenção. Educação, 47(1), e46364. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46364

Edição

Seção

Dossiê Ensinar e aprender em tempos de globalização: do local ao internacional