IFSC-Urupema/SC e o desenvolvimento territorial
uma análise de sua atuação educacional
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46320Palavras-chave:
Atuação Educacional, Desenvolvimento Territorial, IFSC-UrupemaResumo
Este artigo teve como objetivo compreender as contribuições das ações pedagógicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, câmpus do município de Urupema, Estado de Santa Catarina, (IFSC-Urupema), no que tange ao desenvolvimento territorial. Para atingir este objetivo, buscou-se identificar as percepções da gestão do Instituto, do poder público e da sociedade civil organizada referenciados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada no diálogo com os representantes do IFSC, do poder público e da sociedade civil organizada. A pesquisa revelou discursos e práticas contraditórias no que tange à concepção de educação transformadora e emancipadora, à valorização dos arranjos produtivos locais e ao papel do IFSC-Urupema, contribuindo para o desenvolvimento territorial. Outrossim, afirmou a relevância da sua atuação educacional expressa no ensino, em atividades de pesquisa e extensão, além do acolhimento, inclusão e cooperação vivenciados pela população local.
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