IFSC-Urupema/SC e o desenvolvimento territorial

uma análise de sua atuação educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46320

Palavras-chave:

Atuação Educacional, Desenvolvimento Territorial, IFSC-Urupema

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender as contribuições das ações pedagógicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, câmpus do município de Urupema, Estado de Santa Catarina, (IFSC-Urupema), no que tange ao desenvolvimento territorial. Para atingir este objetivo, buscou-se identificar as percepções da gestão do Instituto, do poder público e da sociedade civil organizada referenciados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada no diálogo com os representantes do IFSC, do poder público e da sociedade civil organizada. A pesquisa revelou discursos e práticas contraditórias no que tange à concepção de educação transformadora e emancipadora, à valorização dos arranjos produtivos locais e ao papel do IFSC-Urupema, contribuindo para o desenvolvimento territorial. Outrossim, afirmou a relevância da sua atuação educacional expressa no ensino, em atividades de pesquisa e extensão, além do acolhimento, inclusão e cooperação vivenciados pela população local.

 

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Biografia do Autor

Thais Esteves Ramos Fontana, Secretaria de Educação do Município de Lages, Lages, SC, Brasil.

Mestra em Educação. Licenciada em Pedagogia. Especialista em Administração de Pessoas. Especialista em Docência no Ensino Superior. Especialista em Gestão Pública. Especialista em Supervisão e Orientação Educacional. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas (GEDETER).

Josilaine Antunes Pereira, Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Doutora em Educação. Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra, Coimbra/Portugal. Mestra em Educação. Graduada em Pedagogia. Especialista em Prática Escolar Numa Visão Psicopedagógica. Especialista em Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa. Docente na educação básica e no ensino superior. Líder do grupo de pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas (GEDETER). Integra a equipe da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UNIPLAC).

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

Esteves Ramos Fontana, T., & Antunes Pereira, J. (2024). IFSC-Urupema/SC e o desenvolvimento territorial: uma análise de sua atuação educacional. Educação, 47(1), e46320. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46320

Edição

Seção

Dossiê Ensinar e aprender em tempos de globalização: do local ao internacional