Processo de internacionalização na Educação Básica

rumos e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46316

Palavras-chave:

Educação Básica, Rede Adventista de educação, Internacionalização

Resumo

Considerando a importância e a valorização da cultura da diversidade e a educação para a cidadania global, desde o início do processo de educação formal, na Educação Básica, o presente estudo tem como objetivos: apresentar uma reflexão sobre o Estado da Arte do processo de internacionalização na Educação Básica, seus rumos e perspectivas, e verificar quais processos e procedimentos têm sido aplicados na Educação Básica a fim de preparar o estudante desse nível para um mundo globalizado. Para tanto, optou-se por um estudo bibliográfico e pela busca de dados e de documentos disponíveis na mídia da Rede de Educação Adventista de Educação, visto estar ela presente em 165 países, ser, portanto, de natureza internacional e manter uma unidade de rede nacional e internacional. Como resultados, verificou-se que a internacionalização na Rede de Educação Adventista extrapola a sala de aula para integrar projetos e eventos que utilizem a segunda língua, objetos de aprendizagem, a internacionalização que se denomina de “em casa” e a Aprendizagem Colaborativa Internacional Online (COIL), as quais são importantes mecanismos utilizados pela rede, as quais são exploradas neste estudo e, também, propostas pelo Ministério da Educação. Concluiu-se que a aplicação dessas duas abordagens depende do envolvimento da gestão escolar e dos docentes nesse processo de internacionalização.

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Biografia do Autor

Silvia Cristina Quadros Oliveira , Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC), Engenheiro Coelho, SP, Brasil.

Pós-doutorado em Educação na FE/USP. Doutorado em Letras: Semiótica e Linguistica Geral pela FFLCH/ USP. MBA em Gestão Estratégica na FEARP USP – Ribeirão Preto. Especialização na UNESC – Liderança, Gestão, Resultados e Engajamento. Atuação na área administrativa como coordenadora do curso de Letras e diretora acadêmica nas Faculdades Integradas Módulo – atual UNIMODULO. Participação em congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalho. Participação em grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Direito e Diversidade ÉtnicoCultural (CEDEC). Coordenação do grupo de pesquisa Gestão, Liderança e Inovação (GELI). Coordenação dos projetos de pesquisa: 1. Prática pedagógica: aspectos metodológicos e ideológicos e 2. Gestão, liderança e resultados na educação. Atuação como Assessora Pedagógica, Diretora Acadêmica; Pró-Reitora de Graduação; Pró-Reitora Associada e Diretora de Graduação no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Experiência em avaliação de cursos na Educação Superior. Docente do curso de Pedagogia, professora permanente e coordenadora do Mestrado Profissional em Educação do UNASP.

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

de Oliveira Quadros, S. C. (2024). Processo de internacionalização na Educação Básica: rumos e perspectivas. Educação, 47(1), e46316. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46316

Edição

Seção

Dossiê Ensinar e aprender em tempos de globalização: do local ao internacional