Processo de internacionalização na Educação Básica
rumos e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46316Palavras-chave:
Educação Básica, Rede Adventista de educação, InternacionalizaçãoResumo
Considerando a importância e a valorização da cultura da diversidade e a educação para a cidadania global, desde o início do processo de educação formal, na Educação Básica, o presente estudo tem como objetivos: apresentar uma reflexão sobre o Estado da Arte do processo de internacionalização na Educação Básica, seus rumos e perspectivas, e verificar quais processos e procedimentos têm sido aplicados na Educação Básica a fim de preparar o estudante desse nível para um mundo globalizado. Para tanto, optou-se por um estudo bibliográfico e pela busca de dados e de documentos disponíveis na mídia da Rede de Educação Adventista de Educação, visto estar ela presente em 165 países, ser, portanto, de natureza internacional e manter uma unidade de rede nacional e internacional. Como resultados, verificou-se que a internacionalização na Rede de Educação Adventista extrapola a sala de aula para integrar projetos e eventos que utilizem a segunda língua, objetos de aprendizagem, a internacionalização que se denomina de “em casa” e a Aprendizagem Colaborativa Internacional Online (COIL), as quais são importantes mecanismos utilizados pela rede, as quais são exploradas neste estudo e, também, propostas pelo Ministério da Educação. Concluiu-se que a aplicação dessas duas abordagens depende do envolvimento da gestão escolar e dos docentes nesse processo de internacionalização.
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