Arte e sonho na metodologia de uma pesquisa sobre formação de docentes da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45744Palavras-chave:
pesquisa em artes, formação docente, Educação Infantil.Resumo
Este artigo aborda uma experiência metodológica em artes que foi desenvolvida dentro de uma pesquisa sobre formação de professores(as) de Educação Infantil no Brasil. O estudo objetivou conhecer as contribuições da arte contemporânea, especialmente da arte da performance, para a prática docente com crianças pequenas na contemporaneidade. O artigo examina os resultados dessa abordagem, analisando-os à luz do trabalho como professora de uma sala de pré-escola (pre kindergarten) com crianças de 2 a 3 anos, em um Child Care Centre da Austrália. Os resultados apontam para a pertinência da “pesquisa em arte” na formação docente, dado que houve contribuição para o aperfeiçoamento do estado de presença, da escuta docente e do senso de pertencimento, gerando a construção de práticas educacionais mais reflexivas, sensíveis e contextualmente relevantes.
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