Arte e sonho na metodologia de uma pesquisa sobre formação de docentes da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45744

Palavras-chave:

pesquisa em artes, formação docente, Educação Infantil.

Resumo

Este artigo aborda uma experiência metodológica em artes que foi desenvolvida dentro de uma pesquisa sobre formação de professores(as) de Educação Infantil no Brasil. O estudo objetivou conhecer as contribuições da arte contemporânea, especialmente da arte da performance, para a prática docente com crianças pequenas na contemporaneidade. O artigo examina os resultados dessa abordagem, analisando-os à luz do trabalho como professora de uma sala de pré-escola (pre kindergarten) com crianças de 2 a 3 anos, em um Child Care Centre da Austrália. Os resultados apontam para a pertinência da “pesquisa em arte” na formação docente, dado que houve contribuição para o aperfeiçoamento do estado de presença, da escuta docente e do senso de pertencimento, gerando a construção de práticas educacionais mais reflexivas, sensíveis e contextualmente relevantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, São Paulo, Brasil

Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e
Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Pós-doutora pela Faculdade de Educação da USP (Brasil) e pela Melbourne Graduate School of Education (MGSE) da University of Melbourne (Australia). Professora da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba (UFSCar), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba (PPGEd-So), coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSCar campus
Sorocaba (CCPedL-So).

Thais Helena Prini, Child Care Centre Cottage Grove Early Learning, South Brisbane, Queensland, Australia.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba (UFSCar). Professora de Educação Infantil do Child Care Centre Cottage Grove Early Learning, South Brisbane, Queensland, Austrália.

Referências

André, C. M. (2014). O mar alto de Pulsão: um ensaio sobre pedagogia em performance. Sala Preta, 14(1), 156-165. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867 .v14i1p156-165 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p156-165

Australian Government Department of Education. (2022). Belonging, Being and Becoming: The Early Years Learning Framework for Australia (V2.0). Australian Government Department of Education for the Ministerial Council. https://www.acecqa.gov.au/sites/default/files/2023-01/EYLF-2022-V2.0.pdf

Baptista, S. (2021). Presença e o conceito de contato na eutonia. Revista TKV, 2(8), 32-40. https://www.revistatkv.art.br/ DOI: https://doi.org/10.17648/revistatkv-v2n8-5

Baqué, P. (2002). Metodologias comparadas da pesquisa universitária em artes plásticas e em artes aplicadas. In B. Brites, & E. Tessler (Eds.), O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas (pp. 51-33). UFRGS. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/206759?locale-attribute=en

Barros, M. (2010). Menino do mato. Leya.

Barros, M. (2013). Para encontrar o azul eu uso pássaros: o Pantanal por Manuel de Barros (3 ed.). Alvorada.

Blaise, M. (2016). Theorical perspectives on early childhood. In J. Ailwood, W. Boyd, & M. Theobald (Eds.), Understanding early childhood education & care in Australia: practices and perspectives (pp. 51-71). Allen & Unwin.

Bragagnolo, B., Daltro, E., Sanchez, L. (Eds.). (2022). Pesquisa Artística: performance, criação e cultura contemporânea. Stricto Sensu. 10.35170/ss.ed.9786586283778 DOI: https://doi.org/10.35170/ss.ed.9786586283778

Cano, R. L. (2022). Pesquisa artística em música na América Latina. In B. Bragagnolo, E. Daltro, & L. P. Sanchez (Eds.), Pesquisa Artística: performance, criação e cultura contemporânea (pp. 26-52). Stricto Sensu. DOI: https://doi.org/10.35170/ss.ed.9786586283778.02

Cattani, I. B. (2002). Arte contemporânea: o lugar da pesquisa. In B. Brites, & E. Tessler (Eds.), O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas (pp. 35-33). UFRGS. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/206759?locale-attribute=en

Edwards, C., Gandini, L., & Forman, G. (1995). The hundred languages of children: The Reggio Emilia approach to Early Childhood Education. Ablex Publishing Corporation.

Falcão, O., & Miller, J. (2021). A presença a partir do tempo-soma. Revista TKV, 2(8), 6-19. https://www.revistatkv.art.br/artigo-falcao-miller-ed8 DOI: https://doi.org/10.17648/revistatkv-v2n8-1

Favaretto, C. F. (2010). Arte contemporânea e educação. Revista Iberoamericana de Educación, (53), 225-235. https://rieoei.org/historico/documentos/rie53a10.pdf DOI: https://doi.org/10.35362/rie530568

Fernandes, C. (2014). Em busca da escrita com dança: algumas abordagens metodológicas de pesquisa com prática artística. Dança, 2(3), 18-36. https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i2.9752

Favaretto, C. F. (2020). Entre luzes e sombras, a arte contemporânea. Poliética, 8(1), 11-25. file:///E:/Downloads/51941-Texto%20do%20artigo-154103-1-10-20201215.pdf

Fornaciari, C. G. (2010). Fazer o novo fazer de novo? Marina Abramovic e a performance para além do documento. Anais do VI Congresso de pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE), 11(1). https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3362

Giordano, D. (Janeiro 2016). “Entrevista com Ana Teixeira”. eRevista Performatus, (15). https://performatus.com.br/entrevistas/entrevista-com-ana-teixeira/

Hamm, C., & Boucher, K. (2017). Engaging with place: Foregrounding Aboriginal perspectives in Early Childhood Education. In N. Yelland, & D. F. Bentley (Eds.), Found in translation: Connecting reconceptualist thinking with Early Childhood Education practices (pp. 58-75). Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315165042-5

Henderson, L., & Edwards, S. (2016). Practical approaches and philosophies in early childhood education and care. In J. Ailwood, W. Boyd, & M. Theobald (Eds.), Understanding early childhood education & care in Australia: practices and perspectives (pp. 72-92). Allen & Unwin.

Krenak, A. (2020). Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras.

Lancri, J. (2002). Colóquio sobre a metodologia da pesquisa em artes plásticas na universidade. In B. Brites, & E. Tessler, Elida (Eds.), O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas (pp. 15-33). UFRGS. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/206759?locale-attribute=en

Leal, P. (2022). Improvisação improcessual: perspectiva em fluxo por uma práxis sensorial. In B. Bragagnolo, E. Daltro, & L. P. Emyle (Eds.), Pesquisa Artística: performance, criação e cultura contemporânea (pp. 122-135). Stricto Sensu. DOI: https://doi.org/10.35170/ss.ed.9786586283778.06

Lombardi, L. (2022). Arte, primeira infância e Educação Infantil. In M. W. Santos, & C. M. Tomazzetti (Eds.), Educação Infantil, docência e formação (pp. 45-56). Pedro & João.

Lombardi, L. (Janeiro/Fevereiro 2018). Performances da Pedagogia: uma narrativa estético-pedagógica. Educar em Revista, 34(67), 87-103. https://www.scielo.br/j/er/a/KzFkpwpvdXNXymZdKyvb9Yg/abstract/?lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.56082

Lombardi, L., Nakadaki, V., & Pedroso, B. (Eds.). (2018). Anais da 9ª Semana de Pedagogia UFSCar Sorocaba, do 5º Seminário de Pesquisa e 4º Encontro de Egressos do PPGED-So. UFSCar. https://www.ppged.ufscar.br/pt-br/arquivos-1/anais-semana-da-pedagogia/anais-ix-semana-da-pedagogia-de-2017.pdf/view

Machado, M. M. (2010). A criança é performer. Educação & Realidade, 35(2), 115-138. https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11444

Malheiros, B. (2011). Metodologia da Pesquisa em educação. LTC.

Miller, J., & Laszlo, C. (2018). Técnica Klauss Vianna para crianças e adolescentes. Revista TKV, 2(2), 5-11. https://www.revistatkv.art.br/2ed-artigo DOI: https://doi.org/10.17648/revistatkv-2-2

Neves, N. (2008). Klauss Vianna: estudos para uma dramaturgia corporal. Cortez.

Nimmo, J., & Hallett, B. (2008). Childhood in the Garden: A Place to Encounter Natural and Social Diversity. Young Children, 63(1), 32-38. file:///E:/Downloads/Childhood_in_the_Garden_A_Place_to_Encounter_Natur.pdf

Nogueira, I. (2022). Criando mundos, tecendo encantamentos: reflexões sobre uma metodologia feminista para a pesquisa artística. In B. Bragagnolo, E. Daltro, & L. P. Sanchez (Eds.). Pesquisa Artística: performance, criação e cultura contemporânea (pp. 101-121). Stricto Sensu. DOI: https://doi.org/10.35170/ss.ed.9786586283778.05

Pavis, P. (1999). Dicionário de teatro. Perspectiva.

Pedersen, M. (2021). Presença não é fácil. Revista TKV, 2(8), 32-40. https://www.revistatkv.art.br/ DOI: https://doi.org/10.17648/revistatkv-v2n8-3

Prini, T. H. (2024). Performance e formação de professores: troco doces por doces sonhos [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19119.

Profice, C. C., & Pinheiro, J. Q. (2009). Explorar com crianças: reflexões teóricas e metodológicas para os pesquisadores. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 61(3), 11-22. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672009000300003&lng=pt&tlng=pt

Rachel. D. P. (2013). Adote o artista não deixe ele virar professor: reflexões em torno do híbrido professor performer [Dissertação de Mestrado em Artes, Universidade Estadual Paulista]. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_e400d6a618a950952dc1615eaa02375d

Rey, S. (2002). Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In B. Brites, & E. Tessler (Eds.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas (pp. 123-133). UFRGS. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/206759?locale-attribute=en

Rinaldi, C. (2021). In dialogue with Reggio Emilia: listening, researching and learning. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9780367854539

Teixeira, A. (1998) Troco sonhos [ação urbana].

Teixeira, A. (2014) Em contato. Intervenção em piscina.

Vianna, K. (1990). A Dança. Siciliano.

Downloads

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Lombardi, L. M. S. dos S., & Thais Helena Prini. (2024). Arte e sonho na metodologia de uma pesquisa sobre formação de docentes da Educação Infantil. Educação, 47(1), e45744. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45744

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisa em Educação: métodos e perspectivas de pesquisas na Educação Infantil