Narratividade e intervenção como estratégia metodológica em pesquisas na escola de Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45712Palavras-chave:
educação infantil, pesquisas narrativas, protagonismo das crianças, currículo na educação infantilResumo
Este artigo apresenta duas pesquisas realizadas em escolas de Educação Infantil que tiveram como principal estratégia metodológica a intervenção no espaço estudado. A primeira pesquisa buscou compreender o conceito de protagonismo das crianças e foi realizada em uma instituição privada na qual a pesquisadora atuou como formadora durante quatorze meses. Os arranjos metodológicos dessa pesquisa foram inspirados na pesquisa narrativa (Clandinin & Connely, 2011), que considera a participação do investigador, sua proximidade com o campo de pesquisa, a partilha de poderes e valores durante o processo de transformação – critérios que atendem ao rigor necessário em uma pesquisa qualitativa. A segunda pesquisa teve como problemática a interpretação da Base Nacional Comum Curricular em ações práticas, evidenciando as possibilidades de articulação entre tal normativa e os pressupostos das pedagogias da infância. Esse estudo de caso teve como principais objetivos identificar e/ou estabelecer princípios para o desenvolvimento de um currículo pautado nos pressupostos das pedagogias da infância e nos direitos de aprendizagem preconizados pela Base Nacional Comum Curricular e produzir conhecimento didático-pedagógico para a produção de um currículo pautado nas experiências e nos direitos de aprendizagem, a partir do trabalho cotidiano como professora referência de um grupo de crianças de 4 e 5 anos. Os resultados obtidos nessas investigações apontam para a importância da realização de estudos que se preocupam com a área da educação, mas essencialmente se comprometem em provocar transformações nos locais de pesquisa que possam promover uma qualidade negociada (Bondioli, 2004) e cujos achados possam reverberar em outras escolas.
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