Uma abordagem reflexiva para a projetualidade educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45705

Palavras-chave:

abordagem projetual, contexto, documentação pedagógica, pesquisa educacional, processos de aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é oferecer um esboço abrangente das intenções, dos processos e resultados de um projeto de pesquisa, formação e experimentação que envolveu educadores, professores, pedagogos e formadores externos. Esse projeto resultou num longo processo de redefinição de uma “abordagem projetual” para a educação dentro de uma rede de creches e pré-escolas municipais, localizadas na província de Reggio Emilia (IT). Se concebermos “progettazione” (projetual) como uma abordagem orientada para a investigação, como um processo educativo e formativo em que os aspectos de “progettazione”, ação e avaliação se entrelaçam constantemente, “progettazione” transforma-se numa estratégia que sustenta a construção colaborativa entre o conhecimento de adultos e crianças juntos. Nossa experiência consistiu em encenar uma estrutura projetual com potencial para gerar mudanças caracterizada por processos sistemáticos e recursivos de observação, documentação, avaliação (interpretação) e feedback sobre a experiência de aprendizagem e os processos nela implementados. Em particular, os processos de avaliação e autoavaliação utilizados pela equipe, e profundamente ligados às fases de reflexão e construção de significados, abriram espaço para a articulação das estratégias empregadas e para os níveis de conhecimento adquiridos progressivamente pelas crianças. A intenção de definir a nossa abordagem projetual destacou a necessidade de reconhecer a importância fundamental de algumas estruturas subjacentes ao projeto pedagógico, que constituíram o ponto de partida das nossas reflexões: o contexto educativo, a relação entre famílias e instituições educativas, a equipe (formada por educadores, professores, auxiliares, atelierista e coordenador pedagógico). Para construir novas competências e novos pontos de vista, os professores foram lentamente mudando para uma postura diferente: a de um pesquisador curioso que conseguiu elaborar os itinerários para o conhecimento e adquirir uma nova consciência gerada pelos espaços comuns de aprendizagem graças ao intercâmbio contínuo entre ação e reflexão em cooperação com os colegas.

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Biografia do Autor

Ilaria Mussini, Universidade de Verona, Verona, Veneto, Itália.

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Bolonha, continuou seus estudos obtendo um mestrado de três anos em pedagogia clínica e um em especialista em cuidados, aperfeiçoando sua formação por meio de uma escola de três anos em aconselhamento profissional. Por mais de 20 anos, ela está envolvida na pedagogia da infância, trabalhando como pedagoga na província de Reggio Emilia, uma área na qual atua como coordenadora pedagógica de centros infantis e pré-escolas e de projetos de rede. Ela também está envolvida em treinamento em design educacional na Itália e no exterior. Por vários anos, ela colaborou como professora contratada no Departamento de Ciências Humanas da Universidade de Verona, onde leciona Pedagogia da Documentação, um contexto no qual ela está atualmente concluindo um doutorado em Ciências Humanas, currículo de educação; desde julho de 2024, ela é pesquisadora no mesmo departamento. Ela é autora de artigos e ensaios em volumes, alguns dos quais foram traduzidos para o inglês. Em português, ela editou o volume Educar é a busca de sentido, um livro que apresenta uma possível aplicação da abordagem de projeto à educação.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Mussini, I. (2024). Uma abordagem reflexiva para a projetualidade educativa. Educação, 47(1), e45705. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45705

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisa em Educação: métodos e perspectivas de pesquisas na Educação Infantil