Estudos de caso em pesquisas na Educação Infantil

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45662

Palavras-chave:

Estudos de caso, Educação Infantil, Revisão Integrativa, Pedagogia

Resumo

Alguns autores já teorizaram a respeito do relevo que estudos de casos têm para o desenvolvimento das disciplinas científicas (Kuhn, 1997; Stake, 2007; Yin, 2015). No entanto, no campo da Educação Infantil, ainda são escassos os exemplos de estudos de casos que narram a ação profissional contextualizada e que sejam densamente documentados (Fochi, 2022; Kishimoto, 2002; Oliveira- -Formosinho, 2002). Neste artigo, optamos por desenvolver uma discussão sobre a especificidade dos estudos de caso no campo da educação, especificamente na etapa da Educação Infantil. Para tal, realizamos uma revisão integrativa (Botelho, Cunha, & Macedo, 2011; Broome, 1993), mapeando o que foi publicado entre 2009 e 2023 sobre estudos de caso publicados em território brasileiro na Educação Infantil. A partir do conjunto de artigos encontrados, categorizamos os estudos em três grandes grupos: (i) condições de trabalho, avaliação institucional e oferta da Educação Infantil; (ii) inclusão de crianças; e (iii) crianças, professores e famílias na Educação Infantil. A partir dessa revisão integrativa, destacamos que ainda se carece de narrativas densamente documentadas tratando de experiências educacionais que possam ajudar na construção da docência na Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Paulo Sergio Fochi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Observatório da Cultura Infantil (OBECI), São Leopoldo/RS, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), professor do curso de Pedagogia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação (Unisinos) e coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos).

Débora Suzana Berlitz Fraga, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Observatório da Cultura Infantil (OBECI), São Leopoldo/RS, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e especialista de Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Canoas, atuando na Coordenação Pedagógica da EMEI Nilton Leal Maria.

Leisiane Heming, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Observatório da Cultura Infantil (OBECI), São Leopoldo/RS, Brasil.

Doutorando em Educação (Unisinos) e professora da Rede Municipal de Educação de Ivoti, atuando na Coordenação Pedagógica da EMEI Bom Pastor.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Fochi, P. S., Berlitz Fraga, D. S., & Heming, L. (2024). Estudos de caso em pesquisas na Educação Infantil: uma revisão integrativa. Educação, 47(1), e45662. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45662

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisa em Educação: métodos e perspectivas de pesquisas na Educação Infantil