A política de avaliação da educação básica e a governança em tempos de capitalismo de plataforma
a consolidação de um mercado educacional digital
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45626Palavras-chave:
avaliação, educação básica, governança algorítmica, capitalismo de plataforma, mercado educacional digitalResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar a influência de políticas de avaliação da educação básica para a governança educacional. Para tanto, discute-se a centralidade da gestão, enfatizando o contexto educacional; posteriormente, discorre-se sobre o papel da avaliação para a governança, em um cenário marcado pelo uso de dados, algoritmos, plataformas digitais e, consequentemente, sobre o que Srnicek (2017) denomina capitalismo de plataforma. Em seguida, explicita-se a materialização da influência da avaliação para o avanço da governança educacional. Esta análise é baseada em uma abordagem histórica e sociológica crítica, por isso se recorre, de modo particular, aos estudos de Nick Srnicek (2017) sobre capitalismo de plataforma para fundamentar o entendimento de que a política de avaliação da educação básica brasileira tem contribuído para a efetivação da governança algorítmica, favorecendo o mercado e a sua expansão.
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