Saberes, cuidados e educação na primeira infância
estudo etnográfico em comunidades tradicionais da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45467Palavras-chave:
educação, cuidado, infância, saberes, comunidadeResumo
O trabalho investigativo buscou compreender como as famílias ribeirinhas desenvolvem o processo educacional na infância, com o uso dos saberes tradicionais, por meio da oralidade. O objetivo foi cartografar os saberes nas ações de cuidados na infância junto à família e à comunidade, no sentido de compreender os saberes envolvidos na função dos pais e parentes próximos. A metodologia ancorou-se na abordagem qualitativa com o uso da pesquisa etnográfica, durante dois anos (2021 e 2022), nas regiões ribeirinhas da Amazônia, território das comunidades das águas localizado no estado do Amapá e ilhas do Pará. Os dados foram discutidos por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que os saberes tradicionais estão embricados em todo processo de cuidado com as crianças, principalmente em relação às crianças bem pequenas. Os saberes tradicionais revelam ação de formação humana, por meio de uma educação não formal que possibilita a construção de valores éticos e morais na convivência com os mais antigos nas comunidades ribeirinhas.
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