PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS NA ANPED NORDESTE (2016/2022)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44772Palavras-chave:
Psicologia da Educação, Pesquisas em Educação, produção de conhecimentoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as tendências da produção intelectual do GT 20 - Psicologia da Educação da ANPEd Nordeste, cujos trabalhos tenham sido apresentados e publicados em anais do evento nas edições de 2016, 2018, 2020 e 2022. A metodologia empregada tomou por base os resumos e os textos completos publicados nos Anais de cada reunião, destacando neles o objetivo, a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos empregados nas pesquisas com o olhar atento para o tema em discussão e a contribuição na explicação de aspectos psicológicos envolvidos nos diferentes processos educacionais que foram investigados. Os resultados foram organizados em torno das categorias identificadas como tendências teórico-metodológicas e contribuições para o campo da pesquisa em educação. As análises empreendidas evidenciam como resultado que a Psicologia da educação se consolida como campo de investigação caracterizado pela profunda diversidade teórica e metodológica, viabilizando a integração de muitos olhares sobre os processos educativos e as mediações que impactam na formação e desenvolvimento da pessoa humana, seja na escola, seja em outros espaços de relações sociais.
Downloads
Referências
Almeida, L. R. (2005). Contribuições da psicologia de Rogers para a educação: uma abordagem histórica. In V. M. N. S. Placco (Org.), Psicologia e educação: revendo contribuições (pp. 63-95). São Paulo: Editora da PUCSP.
Carvalho, D. C. D., Facci, M. G. D., & Barroco, S. M. S. (2010). A produção científica do GT de Psicologia da Educação da ANPEd e a apropriação de teorias psicológicas. Psicologia da Educação, 31, 79-104.
Carvalho, M. V. C. (2002). Breve incursão pela história das relações entre Psicologia e Educação. In M. A. B. Ferro, Educação: saberes e práticas (pp. 41-52). Teresina: EDUFPI.
Carvalho, M. V. C., & Matos, K. S. L. (2021). Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão. Fortaleza: EDUECE.
Carvalho, S. M. R., & Bataglia, P. U. R. (Eds.). (2012). Psicologia e educação: temas e pesquisas. Marília: Editora Oficina Universitária. Coll, C., Palacios, J., & Marchesi, A. (1996). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas.
Gatti, B. A. (1997). O que é psicologia da educação? Ou, o que ela pode vir a ser como área de conhecimento? Psicologia da Educação, 5(2), 73-90.
Gatti, B. A. (2006). Psicologia da educação como área de conhecimento: tendências. In I. M. L. M. I., & M. V. C. Carvalho, A pesquisa como mediação de práticas socioeducativas (pp. 65-75). Teresina: EDUFPI.
Gatti, B. A. (2010). Psicologia da educação: conceitos, sentidos e contribuições. Psicologia da Educação, 31, 7-22.
Marques, E. S. A. (2022). Prática educativa desenvolvimental em contexto da pandemia: limites, possibilidades e desafios vivenciados por professores(as) e alunos(as) da educação infantil. In Anais do XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. (pp. 1-7). São Luís, Brasil. Disponível em http://anais.anped.org.br/regionais/nordeste2022.
Peroni, V. M. V. (2020). Relação público-privado no contexto de neoconservadorismo no Brasil. Educação & Sociedade, 41, 1-17. DOI: https://doi.org/10.1590/es.241697
Placco, V. M. N. S. (Org.). Psicologia e educação: revendo contribuições. São Paulo: PUCSP. Santos, G. C. S., & Falcão, G. M. B. (2020). Formação de professores e inclusão escolar: uma tarefa em construção. In G. C. S. Santos, & G. M. B. Falcão, Educação Especial inclusiva e Formação de professores: contribuições teóricas e práticas (pp. 13-26). Curitiba: Appris.
Saviani, D., & Galvão, A. C. (2021). Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade & Sociedade, 67, 36-49.
Silva, S. P., Nóbrega-Therrien, S. M., & Farias, I. M. S. (2014). Produções sobre a formação de professores no EPENN: análise do período 2003 a 2011. In A. M.
Gomes, & T. F. Leal, Pesquisas em Educação nas regiões Norte e Nordeste: balanço e perspectivas (pp. 127-152). Recife: Editora UFPE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.