PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS NA ANPED NORDESTE (2016/2022)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44772Palavras-chave:
Psicologia da Educação, Pesquisas em Educação, produção de conhecimentoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as tendências da produção intelectual do GT 20 - Psicologia da Educação da ANPEd Nordeste, cujos trabalhos tenham sido apresentados e publicados em anais do evento nas edições de 2016, 2018, 2020 e 2022. A metodologia empregada tomou por base os resumos e os textos completos publicados nos Anais de cada reunião, destacando neles o objetivo, a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos empregados nas pesquisas com o olhar atento para o tema em discussão e a contribuição na explicação de aspectos psicológicos envolvidos nos diferentes processos educacionais que foram investigados. Os resultados foram organizados em torno das categorias identificadas como tendências teórico-metodológicas e contribuições para o campo da pesquisa em educação. As análises empreendidas evidenciam como resultado que a Psicologia da educação se consolida como campo de investigação caracterizado pela profunda diversidade teórica e metodológica, viabilizando a integração de muitos olhares sobre os processos educativos e as mediações que impactam na formação e desenvolvimento da pessoa humana, seja na escola, seja em outros espaços de relações sociais.
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