PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS NA ANPED NORDESTE (2016/2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44772

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, Pesquisas em Educação, produção de conhecimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as tendências da produção intelectual do GT 20 - Psicologia da Educação da ANPEd Nordeste, cujos trabalhos tenham sido apresentados e publicados em anais do evento nas edições de 2016, 2018, 2020 e 2022. A metodologia empregada tomou por base os resumos e os textos completos publicados nos Anais de cada reunião, destacando neles o objetivo, a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos empregados nas pesquisas com o olhar atento para o tema em discussão e a contribuição na explicação de aspectos psicológicos envolvidos nos diferentes processos educacionais que foram investigados. Os resultados foram organizados em torno das categorias identificadas como tendências teórico-metodológicas e contribuições para o campo da pesquisa em educação. As análises empreendidas evidenciam como resultado que a Psicologia da educação se consolida como campo de investigação caracterizado pela profunda diversidade teórica e metodológica, viabilizando a integração de muitos olhares sobre os processos educativos e as mediações que impactam na formação e desenvolvimento da pessoa humana, seja na escola, seja em outros espaços de relações sociais.

 

Downloads

Biografia do Autor

ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI, com atuação na linha de pesquisa Formação humana e processos educativos. É professora associada do curso de Pedagogia da UFPI. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e pesquisas histórico críticas em educação e formação humana (NEPSH).

MARIA VILANI COSME DE CARVALHO, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Mestre, doutora e pós-doutora em Educação, com área de concentração em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora-pesquisadora da Universidade Federal do Piauí, atuando na área da Educação. Tem estudado, pesquisado e publicado sobre temáticas relativas aos processos constitutivos do ser educador, em especial da formação e prática docente, tendo como fundamentação teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Histórico-Cultural. Líder do grupo de pesquisa NEPSH (Núcleo de Estudos e Pesquisa Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana).

JULIO RIBEIRO SOARES, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil.

Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/UERN). Atuando na graduação e na pós-graduação, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com enfoque em temáticas relacionadas a formação docente, processo de escolarização e prática pedagógica.

GIOVANA MARIA BEL´ÉM, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora em Educação (UECE). Mestre em Educação Brasileira (UFC). Graduada em Psicologia (UFC). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Coordena projeto de extensão, grupo de estudo e iniciação científica voltados para formação de professores numa perspectiva inclusiva. Áreas de interesse: Formação de professores, Identidade docente, Educação Especial Inclusiva.

Referências

Almeida, L. R. (2005). Contribuições da psicologia de Rogers para a educação: uma abordagem histórica. In V. M. N. S. Placco (Org.), Psicologia e educação: revendo contribuições (pp. 63-95). São Paulo: Editora da PUCSP.

Carvalho, D. C. D., Facci, M. G. D., & Barroco, S. M. S. (2010). A produção científica do GT de Psicologia da Educação da ANPEd e a apropriação de teorias psicológicas. Psicologia da Educação, 31, 79-104.

Carvalho, M. V. C. (2002). Breve incursão pela história das relações entre Psicologia e Educação. In M. A. B. Ferro, Educação: saberes e práticas (pp. 41-52). Teresina: EDUFPI.

Carvalho, M. V. C., & Matos, K. S. L. (2021). Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão. Fortaleza: EDUECE.

Carvalho, S. M. R., & Bataglia, P. U. R. (Eds.). (2012). Psicologia e educação: temas e pesquisas. Marília: Editora Oficina Universitária. Coll, C., Palacios, J., & Marchesi, A. (1996). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas.

Gatti, B. A. (1997). O que é psicologia da educação? Ou, o que ela pode vir a ser como área de conhecimento? Psicologia da Educação, 5(2), 73-90.

Gatti, B. A. (2006). Psicologia da educação como área de conhecimento: tendências. In I. M. L. M. I., & M. V. C. Carvalho, A pesquisa como mediação de práticas socioeducativas (pp. 65-75). Teresina: EDUFPI.

Gatti, B. A. (2010). Psicologia da educação: conceitos, sentidos e contribuições. Psicologia da Educação, 31, 7-22.

Marques, E. S. A. (2022). Prática educativa desenvolvimental em contexto da pandemia: limites, possibilidades e desafios vivenciados por professores(as) e alunos(as) da educação infantil. In Anais do XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. (pp. 1-7). São Luís, Brasil. Disponível em http://anais.anped.org.br/regionais/nordeste2022.

Peroni, V. M. V. (2020). Relação público-privado no contexto de neoconservadorismo no Brasil. Educação & Sociedade, 41, 1-17. DOI: https://doi.org/10.1590/es.241697

Placco, V. M. N. S. (Org.). Psicologia e educação: revendo contribuições. São Paulo: PUCSP. Santos, G. C. S., & Falcão, G. M. B. (2020). Formação de professores e inclusão escolar: uma tarefa em construção. In G. C. S. Santos, & G. M. B. Falcão, Educação Especial inclusiva e Formação de professores: contribuições teóricas e práticas (pp. 13-26). Curitiba: Appris.

Saviani, D., & Galvão, A. C. (2021). Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade & Sociedade, 67, 36-49.

Silva, S. P., Nóbrega-Therrien, S. M., & Farias, I. M. S. (2014). Produções sobre a formação de professores no EPENN: análise do período 2003 a 2011. In A. M.

Gomes, & T. F. Leal, Pesquisas em Educação nas regiões Norte e Nordeste: balanço e perspectivas (pp. 127-152). Recife: Editora UFPE.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

DE SOUSA ALENCAR MARQUES, E., COSME DE CARVALHO, M. V., RIBEIRO SOARES, J., & BELÉM FALCÃO , G. M. (2023). PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS NA ANPED NORDESTE (2016/2022). Educação, 46(1), e44772. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44772

Edição

Seção

Outros Temas