As interfaces Psicologia-Educação na Região Norte do Brasil
uma revisão sistemática nos Anais da ANPEd Norte (2016- 2022)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44718Palavras-chave:
Psicologia da Educação, pesquisa educacional, revisão sistemática, ANPEd NorteResumo
O presente artigo refere-se à revisão sistemática realizada nos anais da ANPEd Norte, desde a sua primeira edição, em 2016, quando foi desvinculada da ANPEd Nordeste. Por meio da revisão empreendida, foi possível sistematizar resultados relacionados à quantidade de trabalhos publicados por estados da Federação, por Instituições de Ensino Superior (IES) e nos “espaços” que o Grupo de Trabalho 20 - Psicologia da Educação (GT20) vem ocupando ao longo de quatro edições do evento. Os principais achados da pesquisa foram: o estado do Pará, por meio de três Instituições de Ensino Superior, representa quase metade de todos os estudos publicados nas quatro reuniões; estados que organizaram o evento aumentaram exponencialmente a quantidade de trabalhos publicados, visto as dificuldades de logística em uma região de grandes dimensões geográficas e pouco incentivo financeiro aos programas de pós-graduação; a Psicologia da Educação enfrenta uma situação que sugere um “problema de identidade”, pois tem “dividido espaço” com outros GT, o que implica na dificuldade de estabelecer território próprio na ANPEd Norte. Sugere-se a abertura do GT20 de forma autônoma nas próximas edições como forma de tensionar possibilidades de uma melhor demarcação de território da Psicologia da Educação no evento, no sentido de (re)estabelecer sua identidade entre os pesquisadores.
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