Psicologia escolar e educacional no Centro-Oeste brasileiro
uma análise dos trabalhos apresentados na ANPEd regional entre os anos de 2014 e 2022
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44685Palavras-chave:
Psicologia Escolar e Educacional, Narrativas Científicas, ThemataResumo
Este texto apresenta reflexões sobre as narrativas científicas veiculadas nos resumos socializados no GT 20 – Psicologia da Educação das cinco últimas reuniões da Anped Centro-Oeste. Orienta-se pelo diálogo com a Teoria das representações sociais, destacando a relação dos processos comunicacionais e os themata de base como modos de se pensar a circulação e a produção do pensamento social. O eixo interpretativo privilegiou a antinomia individual-coletivo e seu potencial gerador de ambientes de pensamento no âmbito da psicologia escolar e educacional. A metodologia consistiu na análise de conteúdo de 75 títulos, seguido da análise lexical dos 45 resumos das comunicações orais, com apoio do software Iramutec. As narrativas científicas difundidas ancoraram-se na perspectiva psicossocial, orientada pela oposição dialética do thema individual-coletivo. Destacaram-se os debates propostos pelas Teoria histórico-cultural, Teoria das representações sociais e Teoria crítica, em diálogo com a sociologia, antropologia e filosofia. Observou-se a interdependência entre diferentes instâncias da realidade, privilegiando investigações sobre cultura, ideologia e produção de subjetividades; aprendizagens e práticas pedagógicas; formação de professores, condições concretas de trabalho e adoecimento docente e processos comunicacionais e significações por diferentes atores sociais envolvidos na cena educacional. Além disso, foram identificados outros lócus de pesquisa como a família, o hospital, a cidade e as mídias sociais.
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