Revisão de literatura

um ritual necessário para a qualificação da pesquisa científica e conhecimento do objeto de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44634

Palavras-chave:

Revisão de Literatura, Estado da Arte, Prática de Pesquisa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo problematizar uma questão teórico-metodológica inerente à pesquisa científica: a revisão de literatura. Para isso, descrevem-se algumas práticas desenvolvidas em um grupo de pesquisa do sul do país, relacionando-as com informações oriundas de uma consulta a um grupo de alunos de pós-graduação em Educação e tensionando os conceitos de estado da arte e de revisão de literatura. O texto, de natureza descritiva, problematizadora e operativa, apresenta uma forma de desenvolver a revisão de literatura. Caracterizado como um ensaio, traz justifi cativas para considerá-la e, por identificá-la como um ritual, demonstra seus objetivos, as formas de abordá-la e as estratégias para realizar cada uma das partes que ela implica, principalmente as que a diferenciam do estado da arte, apontando alguns dos referenciais que mais circulam nas investigações sobre revisão de literatura e nas experiências do grupo de pesquisa. Para tal problematização, ancora-se em uma perspectiva pós-estruturalista e procura mostrar os meandros dessa questão investigativa, com diferentes entendimentos, caminhos e possibilidades, mas, sobretudo, a necessidade de realizar esse ritual da pesquisa. Como resultado, observou-se que a revisão de literatura representa um momento importante nas pesquisas, sendo possível realizá-la com rigor, produtividade e ineditismo.

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Biografia do Autor

Viviane Catarini Paim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Vacaria, RS, Brasil.

Mestre em Educação, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul, RS, Brasil. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, RS, Brasil. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em Vacaria, RS, Brasil.

Elí Terezinha Henn Fabris, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Docente e pesquisadora do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, RS, Brasil.

Tiago Locatelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Bento Gonçalves, RS, Brasil.

Mestre em Educação, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, RS, Brasil. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, RS, Brasil. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Bento Gonçalves, RS, Brasil. Membro nos grupos de pesquisa: Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças (GIPEDI/CNPq), vinculado ao PPG em Educação da Unisinos, e do Grupo de Diferenças e Educação, Experiências Docentes e Direitos Humanos, no IFRS, Campus Bento Gonçalves.

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

Catarini Paim, V., Henn Fabris, E. T., & Locatelli, T. (2023). Revisão de literatura: um ritual necessário para a qualificação da pesquisa científica e conhecimento do objeto de pesquisa. Educação, 46(1), e44634. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44634

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