Docência inovadora
ressignificações da identidade docente a partir da escuta de si e do outro
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43996Palavras-chave:
docência inovadora, identidade docente, pesquisa narrativa de formaçãoResumo
A inovação escolar frente às mudanças socioculturais da contemporaneidade vem sendo um desafio para as escolas, especialmente para os professores que atuam no cotidiano escolar. A pesquisa apresentada neste artigo propôs-se a analisar a concepção, os processos e a constituição da identidade da docência inovadora de um grupo de professores que atua nos anos iniciais do ensino. O estudo se pautou na abordagem teórico metodológica da pesquisa narrativa autobiográfi ca de formação, segundo os materiais de Abrahão (2003, 2011), Josso (2004, 2010) e Delory Momberger (2006). Contou com três etapas por meio de questionários, entrevistas e encontros formativos. Para tanto, são investigados os elementos constituintes da identidade docente segundo Huberman (1995), Marcelo Garcia (2009), Pimenta (1999) e outros que, em interação com narrativas dos docentes na pesquisa, possibilitaram através da escuta de si e do outro a ressignificação da constituição da identidade da docência inovadora aos sujeitos da investigação.
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