Docência inovadora

ressignificações da identidade docente a partir da escuta de si e do outro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43996

Palavras-chave:

docência inovadora, identidade docente, pesquisa narrativa de formação

Resumo

A inovação escolar frente às mudanças socioculturais da contemporaneidade vem sendo um desafio para as escolas, especialmente para os professores que atuam no cotidiano escolar. A pesquisa apresentada neste artigo propôs-se a analisar a concepção, os processos e a constituição da identidade da docência inovadora de um grupo de professores que atua nos anos iniciais do ensino. O estudo se pautou na abordagem teórico metodológica da pesquisa narrativa autobiográfi ca de formação, segundo os materiais de Abrahão (2003, 2011), Josso (2004, 2010) e Delory Momberger (2006). Contou com três etapas por meio de questionários, entrevistas e encontros formativos. Para tanto, são investigados os elementos constituintes da identidade docente segundo Huberman (1995), Marcelo Garcia (2009), Pimenta (1999) e outros que, em interação com narrativas dos docentes na pesquisa, possibilitaram através da escuta de si e do outro a ressignificação da constituição da identidade da docência inovadora aos sujeitos da investigação.

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Biografia do Autor

Lisiane Fernandes da Silveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutora e mestre pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, PR, Brasil.

Regina Cely de Campos Hagemeyer , Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Professora sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), em Curitiba, PR, Brasil. Líder do grupo de pesquisa Formação docente, currículo e práticas pedagógicas: paradigmas contemporâneos (GPFOR/PPGE/UFPR).

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

Fernandes da Silveira, L., & de Campos Hagemeyer , R. C. (2023). Docência inovadora: ressignificações da identidade docente a partir da escuta de si e do outro. Educação, 46(1), e43996. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43996

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